Stato
Planeta localizado dentro do Enxame. Era o mundo de controle central do Enxame, que no ano 3440 alcançou a Via Láctea.
Dados Gerais
Ele circulava o sol gigante Estático Central a uma distância de 82 bilhões de quilômetros juntamente com pelo menos 2.000 mundos de cristal. Media cerca de 16.000 quilômetros de diâmetro e possuía uma rotação própria. O sol Estático e o mundo de controle eram absolutamente necessários para a estabilização do campo flexível e as transições do Enxame.
História
Stato foi destruído por bombas de Árcon de microfabricação siganesa no ano 3442 por um grupo de terranos juntamento com Alaska Saedelaere e o cyno Schmitt. Os outros participantes da expedição eram Irmina Kotschistowa, Ras Tschubai e Ribald Corello. A destruição de Stato teve como consequência o fato de o Enxame já não poder realizar transições. Além disso, o controle das eclusas estruturais no campo flexível não foi mais possível, e os conquistadores amarelos não puderam mais deixar o Enxame. Como uma reserva, há no Enxame um segundo sol estático menor, o Estático Central II, com um segundo planeta de controle chamado Stato II.
Fontes
- PR556, PR557, PR561, PR566.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Stato”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.