Takvorian

Centauro, conhecido como mutante equino, um prébio criado pelos cappins no passado da Terra. Ele é o produto de experimentos de melhoramento genético levados a cabo por um grupo de cappins (takeranos) há cerca de duzentos mil anos na Terra.

Descrição Física


O corpo de cavalo de Takvorian se assemelha ao de um garanhão mestiço. A cor da sua pelagem é azul-clara, e a crina e a cauda são ocre-amareladas. O abdômen do cavalo tem o seu próprio coração e seus próprios pulmões. A cabeça tem o tamanho da de um terrano adulto. Apenas o rosto é inacabado; ele se parece com o de um menino de doze anos de idade. Por causa de seu torso delgado, e a despeito de seu alto grau de inteligência, seus “progenitores” takeranos quiseram matar o centauro logo após o nascimento. Ovaron, no entanto, o resgatou secretamente e o levou consigo. Para que os geneticistas takeranos não reconhecessem Takvorian, Ovaron mandou, depois que ele estava crescido, confeccionar uma máscara da cabeça e do pescoço de um cavalo. A máscara contém as microarmas de raios e receptores para compreensão direta e comunicação remota.

Características Psicológicas


Takvorian domina o idioma dos cappins, mas odeia todos os cappins que realizaram experimentos biogenéticos no continente Lemur (Lemúria). Esse ódio domina, acima de tudo, o sistema nervoso vegetativo separado do abdômen de cavalo e irrompe de vez em quando, embora possa ser colocado sob controle pelo cérebro do centauro em geral muito rápido. A consciência de ser uma criatura viva criada artificialmente sobrecarregou Takvorian no ano 3460. Então aconteceu que ele repetidamente caiu em humor em que ele era hipersensível a comentários aparentemente inofensivos, mas em que ele suspeitava de uma alusão depreciativa às suas origens. Se ele estava nesse estado emocional, ele tendia a enfatizar sua superioridade como compensação por pessoas “comuns”. O próprio Takvorian atribuiu esses sentimentos ao ódio não processado dos cappins. Não se sabe se ele conseguiu chegar a um acordo com seus sentimentos.

Paracapacidade


Takvorian possui, como mutante genuíno, uma habilidade parapsíquica: ele é um movador, isto é, pode, com a simples força de sua vontade, retardar ou acelerar os movimentos no interior das diversas variáveis temporais. Em termos mais concretos, pode modificar os acontecimentos do mundo pelo fator temporal de cinquenta.

Peculiaridade


Os vorians foram nomeados de acordo com Takvorian, que se tornaram animais de montaria generalizada na galáxia Gruelfin para a caça. Eles eram descendentes de cavalos que Ovaron recebera dos terranos como um presente.

História


Ele nasceu no ano 196.584 AC, como resultado de reprodução genética de um primata humanoide e uma pequena raça de cavalo selvagem. Era o resultado da 193ª experiência da série CRKLA-M. No entanto, Takvorian não atendeu às expectativas dos geneticistas cappins. O centauro de três dias estava destinado a ser um resíduo para o conversor. Apenas pela intervenção de Ovaron que Takvorian deve agradecer a sua vida. Takvorian tem todos os motivos para odiar os cappins de Lotrom (Terra). Se tivesse sido pelos geneticistas, o centauro teria apenas alguns dias de vida. Takvorian, portanto, estava exclusivamente do lado de Ovaron, quando um comando de ação, com a ajuda do deformador de tempo-zero, viajou para o passado e inicialmente foi hostil com os terranos. Quando Ovaron soube dos eventos que envolviam o Satélite da Morte, ele e Takvorian ficaram do lado de Perry Rhodan. Sendo assim, ele foi trazido para o tempo presente do ano 3434 a bordo do deformador de tempo-zero. No ano 3437, ele acompanhou a expedição terrana para a galáxia Gruelfin a bordo da nave Marco Polo. Enquanto Ovaron permaneceu em Gruelfin, Takvorian retornou com os terranos a bordo da Marco Polo, tornando-se desde então membro do Novo Exército de Mutantes terrano. No ano 3444, ele fazia parte de um grupo que acompanhou Perry Rhodan a bordo da nave Timor para o planeta Asporc. Na primavera do ano 3459, ele foi usado por Galbraith Deighton contra os inspetores do Hetos na Terra. Em 3 de junho desse ano, Takvorian teve seu grande momento: ao cercar Orana Sestore em uma área de movimento temporal lento, ele impediu a ativação prematura da mulher como um detonador solar, salvando assim todo o Sistema Solar da aniquilação. Em agosto desse ano, ele participou do voo da nave Cagliostro para o transmissor solar Arqui-Tritrans. No início de março do ano 3460, ele acompanhou a passagem da Terra pelo transmissor solar Sol-Gêmeo. Portanto, ele estava presente na transferência fracassada da Terra e mudou-se com ela para o Turbilhão Estelar. Em 6 de junho do ano 3460, ele estava a bordo da Marco Polo e participou da Batalha do Abismo.

Durante a viagem com a SOL

No ano 3540, ele foi banido da Terra, assim como todos os imunes junto com Perry Rhodan, e voou com a SOL em direção da Via Láctea. A partir de então, tornou-se membro da tripulação da nave de gerações. No ano 3581, ele esteve entrementes fortemente envolvido no sequestro da nave Amanhã. Em maio do ano 3581, ele ajudou na libertação dos especialistas da noite do planeta Kernoth. Depois de voltar para a Via Láctea, no início do ano 3582, Takvorian era um integrante de uma pequena delegação, que procurou contato no planeta Irrf com representantes da COPOG. Eles estavam querendo persuadir a COPOG a agir de forma mais agressiva contra o Concílio. Entre dezembro do ano 3582 e janeiro do ano 3583, ele foi fundamental na recuperação do Comp, retardando um ataque de uma nave dos hulkoos. Um pouco mais tarde, já em janeiro do ano 3583, ele teve que lutar contra o próprio Comp, que havia assumido à força a rede de computadores Sêneca-Shetanmargt. Ele atacou o próprio Sêneca, desacelerando todas as operações na SOL. Isso tornou impossível para o Comp disparar ou controlar os propulsores da SOL de forma independente. Pouco tempo depois, ele também teve que lutar contra Choolk, o representante da Imperatriz de Therm. Temporariamente, ele perdeu o controle de suas capacidades e foi levado por Gucky para a enfermaria, onde teve que ser colocado num campo de imobilização.

Durante a busca pela Pan-Thau-Ra

No início do ano 3586, ele acompanhou o voo da SOL para a galáxia Algstogermaht na sua sua busca pela nave semeadora do Poderoso Bardioc.

Durante a busca pelos castelos cósmicos

No ano 3587, ele acompanhou a BASE em sua busca pelos castelos cósmicos dos sete Poderosos. Em março desse ano, ele foi sequestrado por Gucky, junto com outros mutantes, com sua vontade para o castelo de Ariolc, onde imediatamente sucumbiu à síndrome de Ariolc. Ele desacelerou os fluxos de dados na BASE, causando inúmeros defeitos que também colocaram em risco os sistemas de suporte à vida. Somente depois que a radiação pode ser tornada inofensiva, ele se reencontrou a si mesmo.

A absorção por Aquilo

Ele seguiu como quase a maioria dos mutantes no ano 3587 para Aquilo.


Créditos: 
  • Capas da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.
  • Capas da edição brasileira: SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.

Fontes


  • PR437, PR440, PR441, PR455, PR457, PR459, PR471, PR486, PR499, PR500, PR541, PR542, PR543, PR544, PR552, PR569, PR571, PR652, PR661, PR662, PR667, PR668, PR678, PR679, PR692, PR700, PR722, PR731, PR744, PR745, PR760, PR790, PR791, PR796, PR821, PR934, PR968.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Takvorian”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de).
Seção do Site: