Triturador de vetor 5-D

Dispositivo tecnológico extraterrestre usado pelas naves-ouriço e apelidado assim pelos povos galácticos. Desde o primeiro encontro com as naves-ouriço, os galácticos experimentaram o impacto da tecnologia tolkandense. Em combate, mesmo canhões conversores de grande calibre eram muito difíceis de atingir para causar impacto.

Modo de funcionamento


Em primeiro lugar, ele aparentemente controla os sistemas de propulsão dos oponentes através de impulsos, fazendo com que a nave inimiga se mova aleatoriamente nos três eixos espaciais e mude de velocidade. Desse modo, é criado um vetor de curso completamente errático, o que torna quase impossível um cálculo de curto prazo da trajetória, mesmo com computadores sintrônicos. Os galácticos, portanto, cunharam o termo “propulsor tartamudo” para a tecnologia de propulsores tolkandenses. Além disso, um segundo componente faz com que o continuum 5-D seja “cortado e embaralhado”, por assim dizer, “triturado” a uma distância de aproximadamente duzentos e cinquenta quilômetros em torno da fuselagem da nave. Dessa forma, a detecção da nave por sistemas de localização hiperenergéticos torna-se muito imprecisa e turva. Como os tiros diretos são quase impossíveis, e mesmo os canhões conversores não podem mais penetrar nos campos defensivos tolkandenses a uma distância de trinta quilômetros, as naves-ouriço são muito difíceis de danificar ou destruir de maneiras convencionais. Uma possibilidade teórica é determinar o algoritmo do respectivo agregado e assim compensar seu efeito. No entanto, mesmo para os sistemas de rede sintrônicos mais modernos, isso requer um esforço computacional de mais de cinco minutos. Por tanto tempo, a nave-ouriço em questão deve ser perseguida e localizada, o que é impraticável na maioria das situações. A única alternativa para isso consiste em bombardear a nave com uma salva de seis a oito bombas conversoras, aumentando a chance de um impacto. No entanto, isso reduz o poder de combate das espaçonaves galácticas, que precisam concentrar quase todo o seu poder de fogo em um alvo ao mesmo tempo. Somente com o desenvolvimento do chamado compensador de indiferença 5-D no planeta Camelot foi possível reduzir o tempo de cálculo da trajetória para dez a vinte segundos. No entanto, esse dispositivo ainda não está disponível para a maioria das naves galácticas, e sua precisão ainda deixa muito a desejar.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1820.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “5-D-Vektor-Shredder”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de).
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: