Verme do pavor (povo)
Povo não humano, uma raça inteligente da Via Láctea que habitava o planeta Tombstone, situado no sistema estelar Estrela de Leyden. Os vermes do pavor altamente inteligentes e amantes da paz eram parentes distantes do Suprahet e dos accalauries. Com a destruição do planeta no ano 2328, eles perderam seu lar.
Descrição Física
Eram criaturas monstruosas parecidas com vermes gigantes — daí a sua denominação. Tinham mais de 20 m de comprimento por cerca de três de diâmetro. A cabeça redonda media pelo menos 5 m de diâmetro, com uma bocarra cheia de dentes aguçados, e um par de olhos enormes. Atrás desses olhos havia quatro garras, sendo duas em cima e duas embaixo, na extremidade da boca enorme. Dessa boca eles projetavam energia em forma de raios. Locomoviam-se dando enormes saltos de cerca de cem metros.
Comunicação e fisiologia
A comunicação entre eles acontecia através de um hiper-rádio simbólico gerado organicamente. Os vermes do pavor eram capazes de enviar e receber vários tipos de ondas e impulsos. Além das frequências de FM, essas incluíam principalmente sinais pentadimensionais. Impulsos especiais de goniometria bio-eletrônica superavam particularmente as longas distâncias de várias centenas de anos-luz. Os blues e mesmo os terranos comunicavam-se com os vermes do pavor através dos conversores de símbolos conhecidos dos pos-bis. Eles eram criaturas extremamente resistentes, pois eram constituídos de uma matéria extremamente resistente chamada molkex, que os tornava quase indestrutíveis. Essa constituição permitia que eles absorvessem e se alimentassem de energia, tanto atômica quanto solar. Podiam saltar distâncias de até 150 m. Devido à catálise progressiva do molkex, eles enfrentavam quase todos os efeitos de energia térmica. Dessa forma, seu organismo absorvia quase toda a energia e a transformava em energia própria corporal. Nada além de bombas conversoras do maior calibre ou bombas de fusão de catálise poderia matar um verme do pavor, no entanto, um cadáver ainda mais resistente ficava. Viviam cerca de 500 a 600 anos.
Procriação
Eram unissexuais e colocavam ovos. Esses ovos tinham cerca de dez centímetros de comprimento e cinco centímetros de espessura. Desses ovos saíam os gafanhotos córneos. Seu tempo de maturação até o nascimento dos gafanhotos córneos durava cerca de 600 anos sem ser afetado.
Nota: Um dos vermes do pavor expostos pela nave Kostana em meados do ano 2327, colocou ovos no sistema Labin-1, que já em dezembro do ano 2327 lançou gafanhotos córneos.
Os gafanhotos córneos atacaram todas as formas da superfície de um planeta que eles haviam atacado e as pulverizaram com ácido de horror. O material liquefeito foi comido. Quando um gafanhoto córneo é dividido em dois novos, o molkex era eliminado, que ao final da campanha de aniquilação das lagartas cobriam o planeta em uma camada mais ou menos espessa. A partir do extrato de molkex confluente, um verme do pavor formava-se ao longo de vários meses. Assim que um verme do pavor botasse de 100.000 a 150.000 ovos no final de sua vida de 500 anos, a cadeia de metamorfose começava novamente.
Morte
De acordo com a compreensão dos vermes do pavor, eles não morriam, mas o seu “ego foi levantado”, eles eram “liberados”. O pensamento despertava neles certo entusiasmo e alegria. Os vermes do pavor morriam naturalmente, relativamente logo depois de colocar seus ovos. A maioria dos vermes do pavor foi trazida de volta à Tombstone após a oviposição para morrer lá - mas alguns deles permaneceram no planeta de seus ovos. A morte de um verme do pavor por influência externa era quase impossível. Como descrito acima, seu organismo absorvia quase toda a energia e a transformava na própria energia do corpo. Bombas conversoras do maior calibre ou bombas de fusão de catálise poderiam matar um verme do pavor. Na destruição de Tombstone foi observado como vermes do pavor absorviam pelo fogo atômico tanta energia que ficavam sobrecarregados e explodiam. Houve uma explosão de hiperenergia pura - o relâmpago acompanhante foi apenas um fenômeno marginal. Isso fez com que todos os vermes do pavor morressem em Tombstone.
Vermes do pavor conhecidos
- Guuhl, Ooff, Pedro e Tommy.
História
Estavam sendo usados pelos blues, que desconheciam a inteligência dessas criaturas. Os primeiros vermes do pavor surgiram em Tombstone dos remanescentes do Suprahet, que após sua explosão cerca de 1,2 milhão de anos atrás, como molkex ao lado do mundo gigante Hércules também formaram o planeta Tombstone. Por mais de um milhão de anos, o ciclo de molkex, gafanhotos córneos e vermes do pavor descrito acima cobriu Tombstone, de modo que o planeta encolheu para 10% de seu tamanho original devido à voracidade dos gafanhotos córneos e não era mais capaz de arcar com os vermes do pavor. Embora altamente inteligentes, eles não possuíam nenhuma civilização tecnicamente orientada no sentido estrito da palavra por causa de seu físico indiferenciado, de modo que não podiam operar viagens espaciais para escapar de sua infeliz situação.
Por volta do ano 700 AC
Nessa situação, os gatasenses - chamados de benévolos pelos vermes do pavor - descobriram Tombstone e ofereceram os vermes do pavor realocar os vermes do pavor idosos, que estavam prestes a colocar seus ovos, em outros planetas. Então fizeram uma aliança com os blues. Os jovens vermes do pavor deveriam ser trazidos de volta para Tombstone. Como mérito, os blues reivindicaram a maior parte do molkex para si, e o restante deveria continuar a chocar vermes do pavor. Além disso, os quase invencíveis vermes do pavor deveriam formar um exército auxiliar em caso de guerra, o que era claramente desagradável para as criaturas pacíficas. No entanto, consentiram para não trair sua alta inteligência, que na verdade foram capazes de manter em segredo dos benévolos por milhares de anos. O contrato com os benévolos foi assinado por um verme do pavor que demonstrou um pequeno grau de compreensão para com os benévolos. Para acelerar a maturação dos ovos, os gatasenses usaram máquinas complicadas no “planeta de maturação”.
No século XXIV
No ano 2327, aliaram-se aos terranos. Nesse ponto, havia cerca de 10.000 vermes do pavor em Tombstone. No início, eles desconfiaram dos terranos, mas seu negociador, Tyll Leyden, os convenceu de que uma parceria entre iguais seria muito mais útil do que a submissão aos benévolos. Um acordo oral com os terranos encerrou o contrato entre os vermes do pavor e os blues, que também nunca foi registrado por escrito, quando os terranos entraram em vigor, pois os terranos ofereciam condições muito mais favoráveis: o tempo de amadurecimento natural dos ovos dos gafanhotos córneos deveria ser respeitado, nem um único por cento da massa de molkex resultante deveria ser desviado, e os vermes do pavor deveriam ser completamente neutros em um conflito entre terranos e blues. Em cumprimento a esse contrato, os vermes do pavor foram apanhados de Tombstone pouco antes de colocarem seus ovos e distribuídos nos planetas Labin na aglomeração de Hiesse no mesmo ano. Esses vermes do pavor eram tão velhos que morriam de velhice depois de botar ovos. No entanto, uma cadeia de circunstâncias infelizes levou o verme do pavor em Labin-3 a suspeitar de uma violação do contrato pelos terranos e, portanto, notificou os blues, que foram informados sobre o contrato entre Tombstone e a Terra. No entanto, isso não teve efeito sobre a aliança ainda válida com os terranos. Os gatasenses, por outro lado, quebraram seu contrato com os vermes do pavor - que já estava expirando - colhendo o molkex do planeta Tauta e processando o molkex antes que os vermes do pavor pudessem eclodir. Os vermes do pavor não participaram do curso posterior da guerra contra os blues. Críticas ferozes, no entanto, foram expressas entre os terranos, que temiam que o pacto generoso com os vermes do pavor mais cedo ou mais tarde levasse a um aumento exponencial na população de vermes do pavor. Então, planetas significativamente mais habitáveis teriam que ser vítimas dos gafanhotos córneos antes entre os blues, sem que a Humanidade se beneficiasse disso. No entanto, essa crítica pôde ser facilmente invalidada: o tratado garantia aos vermes do pavor que o período de amadurecimento natural de 600 anos deveria ser observado. Dada uma vida útil de 500 anos, isso significaria que entre nove e dez vermes do pavor teriam que ser transportados para outros planetas todos os anos. Como os planetas podem ser comidos várias vezes, quase mil mundos teriam sido suficientes para os vermes do pavor se reproduzirem por um longo tempo. No ano 2328, Tombstone foi destruído em um ataque pelos aconenses com bombas de Árcon. Os vermes do pavor tentaram extinguir o fogo absorvendo a energia liberada. Mesmo seus corpos blindados de molkex foram oprimidos com isso, no entanto, que explodiram. Todos os vermes do pavor que viviam na época foram reunidos em Tombstone e foram mortos no processo.
Notas: No Volume de Prata nº 20, afirma-se que os vermes do pavor que surgiram na aglomeração de Hiesse também foram levados para Tombstone pelos terranos. Rhodan suspeitava que eles queriam decidir sobre o futuro de seu povo em uma assembleia geral. Nos episódios originais, entretanto, é apenas enfatizado que os vermes do pavor foram completamente exterminados. Isso também é confirmado pelo episódio PR178. Nesse episódio, a Akolus, que levou três vermes do pavor recém-eclodidos, foi destruída por uma bomba de Árcon. No episódio PR420, Perry Rhodan se lembra no ano 3433 que ainda existiam vermes do pavor vivendo na Via Láctea e produziam molkex.
Curiosidades
Em meados do século V NCG, os vermes do pavor se encontravam em algumas das expressões idiomáticas dos blues.
- Capas da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.
Fontes
- PR157, PR158, PR159, PR160, PR161, PR162, PR165, PR169, PR170, PR171, PR174, PR176, PR178, PR197, PR420, PR1335.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Schreckwürmer”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.