Vidriteno

Povo inteligente e não humano, nativo de Vi, o quarto planeta do sistema do sol azul Pethpar, situado na galáxia Larhatoon.

Aparência


São seres humanoides que lembram um ciclope, pois possuem um único olho no meio da testa; de resto, a cabeça tem aparência humana. Graças a esse olho oval expressivo e de aparência altamente complexo, com duas lentes, uma acima da outra; provavelmente, isso os torna capazes de visão espacial. São menores que um terrano e mais delicados, quase esguios.

Sociedade


Costumes e tradições

Havia um ditado em Vi que vinha dos tempos de guerra, quando os vidritenos ainda não estavam unidos e muitas vezes travavam conflitos tribais: “Preste atenção à mão esquerda quando os datheks servirem você com a mão direita.”. Os militares não desempenhavam um papel importante em Vi há séculos. Na verdade, desde o fim das últimas guerras dos clãs, após as quais os vidritenos haviam realizado a grande unificação em nome e em espírito d’Aquele Distante.

Religião

Os vidritenos costumam reverenciar uma divindade chamada Aquele Distante.

Governo

O chefe de governo tem o título de Vhemej.

Tecnologia


No início do século XVI NCG, os vidritenos estavam envolvidos com a astronáutica interplanetária dentro dos limites do seu sistema natal há cerca de cem anos, mas já desenvolviam propulsores de transição.

Espaçonaves conhecidas

  • Pathadd.

Vidritenos conhecidos


  • Bucdher (secretário e conselheiro de Chanpaja), Chanpaja (o Vhemej de Vi), Kathapor (um jovem cethco), Khild (um cethco, engenheiro de bordo da Pathadd), Kjepath (respeitosamente chamado de Cethcomej, responsável pelo Cedejat), Quirra, Thiajin (a comandante da Pathadd), Vhicia, Vja Vjaster (ministro da Astronáutica e Tecnologia).

História


Eles estabeleceram uma grande colônia, um estaleiro e um pequeno porto espacial em Celld, a lua de Vi. Também começaram a colonizar o terceiro planeta, Vovraym, um mundo aquático. As primeiras estações espaciais com milhares de habitantes orbitavam Vi e Celld. No início do ano 1516 NCG, Perry Rhodan descobriu, em uma estação de pesquisa dos lucbarnis na lua Jacpruna do planeta Cautghossor, situado no sistema Haynesser, que os vidritenos estavam transmitindo uma mensagem de hiper-rádio que podia ser recebida por Larhatoon inteira. A mensagem continha o número pi, bem como mais de um milhão de números primos, e afirmava que os vidritenos estavam trabalhando em um novo tipo de sistema de propulsão mais rápido que a luz. Por isso, Rhodan decidiu fazer uma visita aos vidritenos a fim de aproveitar essa mensagem para tentar se comunicar com a Via Láctea. […].


 

Créditos: 

Fontes


  • PR2738, PR2739, PR2764.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Vidriten”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: