Voche

Povo inteligente e não humano, proveniente da galáxia natal dos skops.

Aparência


São seres humanoides e têm cerca de um metro de altura. São de estatura delicada e têm pernas longas. As mãos e pés possuem garras. A pele geralmente é coberta por uma fina película de umidade. As voches femininas têm pernas mais longas que os machos. Os voches masculinos têm uma voz alta e estridente.

Características


Os voches geralmente são bastante agressivos.

Sociedade


Cultura

Eles têm a tradição de cantar em coro ao som de música em intervalos regulares. Placas acústicas servem como instrumentos musicais. As voches femininas deslizavam sobre as placas e as faziam vibrar enquanto os voches masculinos cantavam junto. Há também a variante em que as placas são esticadas pelo chão e os voches dançavam sobre elas e as faziam soar. A Mãe dos Clãs era particularmente boa em meditar com essa música. Por outro lado, ela achava atonais as canções dos homens e proibia qualquer um de cantar perto dela.

Voches conhecidos


  • Ahany, Braphyn, Puka (guardiã), Rekkam, Stariph, Stillog (antagonista da Mãe dos Clãs), Stira (primeira-guardiã da Mãe dos Clãs).

História


No passado remoto, por volta do ano 101 milhões AC, alguns voches foram sequestrados para a estação espacial Aquário, dos skops. Ali, eles foram expostos a uma dura luta pela sobrevivência contra outros seres inteligentes e animais. Mais tarde, os voches tiveram que conseguir comida viva para o klov Shondorog, ou eles próprios teriam sido comidos. Nessa situação, F’durnadde embarcou. Não querendo tolerar as circunstâncias a bordo, ela quis lutar contra Shondorog. A mera proximidade dela foi suficiente para libertar os seres do feitiço hipnótico de Shondorog. Após a morte de Shondorog, F’durnadde, a futura Mãe dos Clãs, fez das voches femininas suas cuidadoras porque gostava muito da música delas. No ano 427 NCG, o voche Stillog estava cansado de ser excluído do poder e dos acontecimentos. Ele contatou Iralasong dos irtuffenos e planejou uma revolução. Ele conseguiu entrar nos aposentos da Mãe dos Clãs com seguidores armados, mas foi alvejado pelos reforços que correram para o local. Pouco depois, a Mãe dos Clãs morreu de velhice. Depois que a aura pacificadora da Mãe dos Clãs desapareceu, a luta que havia parado há cem milhões de anos irrompeu novamente. Não se sabe se os voches sobreviveram.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1181, PR1200.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Vochen”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2025.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: