Epidemia da DAP

Medicina/Saúde. A abreviatura DAP significa deformação abstrata psicossomática. Foi nomeada de peste dos hobbies pelo rato-castor Gucky.

Designação


O termo deformação abstrata psicossomática foi cunhado pelo cientista dr. Thunar Eysbert. Após extensa pesquisa no planeta Tahun, a doença foi renomeada como epidemia de vírus paraenergético.

Dados Gerais


O patógeno da chamada epidemia da DAP foi lançado pelo superser Anti-Aquilo como parte do jogo de xadrez cósmico. A epidemia transmitida por vírus foi introduzida por Perry Rhodan quando ele retornou de sua viagem para o universo-espelho. O patógeno se espalhou via hiper-rádio e foi capaz de infectar quase toda a Via Láctea. Os ativadores celulares não ofereciam mais proteção contra a peste do que a estabilização mental. Todos os seres inteligentes corriam risco de infecção, mesmo aqueles que não eram descendentes de lemurenses. O período de incubação da doença foi de 10 a 13 dias.

Efeitos


Dependendo do povo, os infectados passaram por várias fases, uma após a outra:

Com os terranos

Fase 1

Basicamente, a epidemia da DAP provocou um enorme reforço dos desejos reprimidos. Um infectado sentia um desejo irresistível e viciante de realizar esses desejos. Os doentes negligenciavam cada vez mais a si próprios e aos seus deveres diários, de modo que, em última análise, havia uma ameaça de colapso total de toda a civilização. O que era surpreendente foi que o comportamento dos infectados muitas vezes contrastava fortemente com o seu carácter anterior. Exemplos conhecidos disso são:

  • 1) O professor dr. Mart Hung-Chuin, em seu desejo desenfreado de pesquisa, provocou um incêndio nuclear que destruiu o asteroide de pequisas científicas Péricles.
  • 2) O major Byerlin, ex-oficial da nave Marco Polo, como comandante de um cruzador de vigilância penetrou ilegalmente em um depósito do patriarca Trekon no segundo planeta do sistema Alfa Leporis, acusou os saltadores de praticarem tráfico de drogas e arriscou um conflito interestelar.
  • 3) Fellmer Lloyd se dedicou à sua paixão secreta e foi colecionar pedras preciosas no planeta Paraíso de Dexter, e ignorou o pedido de retornar para a Terra.
  • 4) Três membros da tripulação da Marco Polo foram caçar animais grandes no planeta Tsittok e se recusaram a retornar ao Sistema Solar com Dalaimoc Rorvic e Tatcher a Hainu.
  • 5) O mecânico de positrônica Chris Barring brincou de deus dos bellatrixanos, os nativos do planeta Bellatrix II.

Fase 2

Todas as pessoas de ascendência terrana, seja nas colônias ou em outros impérios estelares, queriam retornar à origem e inundaram a Terra.

Fase 3

Na fase final da doença, as vítimas sofriam fortes dores e não conseguiam mais fazer nada. Eles estavam se aproximando letargicamente do fim e a maioria morreu por falta de comida.

Com os aconenses

Fase 1

A epidemia da DAP fez com que os aconenses tivessem um medo instintivo dos halutenses. Eles atacaram formações e bases halutenses, inclusive no planeta Foktor-Pural, onde causaram um banho de sangue entre os ocupantes halutenses. Uma delegação aconense foi para a Terra para formar uma aliança contra os halutenses.

Com os arcônidas

Fase 1

Os arcônidas tornaram-se agressivos e careciam de lógica e bom senso.

Com os halutenses

Fase 1

Os halutenses se tornaram policiais brutais. Assim, os comandos halutenses pousaram em mundos coloniais para impedir que as pessoas voassem para a Terra. Houve confrontos sangrentos com a população do planeta Foktor-Pural. No planeta Simmet-Sola-Sola, os halutenses destruíram a nave Estralona, que deveria levar oitocentas pessoas para a Terra. Na Terra, a doença de Icho Tolot se manifestou quando ele quis matar Atlan em um ressurgimento do ódio halutense contra os lemurenses.

Com os maahks

Fase 1

Os maahks infectados reagiram inicialmente de forma agressiva e emocional. A sua desconfiança profundamente enraizada em todos os que respiram oxigênio culminou numa mania de perseguição paranóica.

Fase 2

Semelhante aos terranos, os maahks foram afetados por um desejo insaciável por sua terra natal.

Fase 3

Igual à fase 1.

Fase 4

Uma curta fase de letargia na qual os maahks continuaram a agir irracionalmente, mas não eram tão agressivos. Essa fase durou no máximo alguns dias na estação Lookout, um pouco menos.

Fase 5

Igual à fase 1.

Com os pos-bis

[...].

O combate


Foram feitas tentativas de combater a epidemia por meio de uma vacina paraexótica. Nunca foi encontrada uma cura real para a epidemia da DAP, mas os sintomas puderam ser controlados pelo menos temporariamente com o uso de drogas psicotrópicas. A única pessoa conhecida que tinha imunidade completa à epidemia da DAP era Markhor de Lapal, também conhecido como Kol Mimo, que junto com Alaska Saedelaere, o prof. dr. Goshmo-Khan e Mentro Kosum viajaram de volta no tempo em um deformador de tempo-zero para evitar o surto da epidemia, criando um paradoxo temporal. Markhor de Lapal apoiou a teoria de que a epidemia não foi introduzida por Perry Rhodan em seu retorno do universo paralelo, como se supunha anteriormente. Em vez disso, ele presumiu que o patógeno causador da epidemia da DAP já existia na Via Láctea nativa há muito tempo e que a doença foi meramente desencadeada pelo evento especial da breve transição entre os dois universos. Uma vez que essa transição foi criada por Perry Rhodan ao matar o seu antípoda Perry Rhodan II, a eclosão da epidemia seria, na opinião do matelógico para-abstrato de Lapal, evitada através da modificação do próprio processo de matança. Ele compartilhou esse conhecimento com Perry Rhodan pouco antes do início da epidemia. A modificação decisiva e, portanto, o paradoxo do tempo real foi que Perry Rhodan matou seu antípoda do universo-espelho em uma luta com as próprias mãos e não usando um radiador térmico, como havia acontecido no passado relativo. As teorias de Markhor de Lapal posteriormente provaram estar corretas, e a epidemia da DAP foi apagada da linha do tempo através do paradoxo criado. O segundo teste de Perry Rhodan no xadrez cósmico entre Aquilo e Anti-Aquilo terminou com a epidemia. No ano 1514 NCG, o juiz atópico Matan Addaru Dannoer justificou as ações do Tribunal Atópico, entre outras coisas, com o paradoxo que afetou a epidemia da DAP quando Perry Rhodan o acusou de criar um paradoxo temporal com a sua condenação.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR608/PR621, PR2724.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “PAD-Seuche”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: