Paralisador
Sistema de armamento ofensivo. Tipo de arma de radiação manual que é baseada em raios que paralisam o sistema nervoso periférico.
Princípio de funcionamento
Nela, é utilizada como radiação uma combinação de ondas eletromagnéticas e hipereletromagnéticas, que paralisam o sistema nervoso periférico dos músculos do movimento. Quem é atingido por um paralisador fica imobilizado, pois não consegue mais controlar seu corpo conscientemente. No entanto, ele ainda é capaz de perceber de forma consciente os arredores; assim, pode ouvir, cheirar e ver. Os paralisadores são encontrados principalmente como armas de radiação manuais. No entanto, existem também canhões paralisantes de grande porte estacionários, por exemplo, em naves espaciais e estações espaciais.
Efeitos colaterais e posteriores
Se a radiação for exagerada, poderá ocorrer fibrilação cardíaca. Não há efeitos posteriores negativos de uma carga do paralisador, com exceção da recuperação da mobilidade, que é acompanhada de dor muscular. No entanto, a paralisia pode ser problemática nos seres vivos quando os músculos que estão paralisados são necessários para o funcionamento dos órgãos. O efeito dos raios dos paralisadores é diferente para uma grande variedade de seres: por exemplo, os ertrusianos podem lidar com essa radiação melhor do que os seres humanos “normais” ou os swoons de baixa estatura. Nos humanoides, os olhos podem ficar secos, pois uma pessoa paralisada não pode piscar.
Fontes
- PR284, PR715, PR732, PR769, PR797, PR840.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Paralysator”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de).