Linguide
Povo humanoide e inteligente da Via Láctea. Seu mundo natal é Lingora, o segundo planeta do sistema Teshaar, a 89.700 anos-luz do Sistema Solar, no Eastside galáctico (setor Simban). Eles são descendentes de arcônidas e tefrodenses.
Descrição Física
A aparência física corresponde à de um terrano e é absolutamente humanoide. A altura corporal média é menor que a dos terranos. A única grande diferença é que todo o seu corpo é peludo. Apenas as superfícies internas das mãos e pés estão excluídas. Os linguides, entretanto, têm orelhas grandes e cartilaginosas e um queixo fortemente recuado. Onde a pele é reconhecível, existem inúmeras rugas, independentemente da idade do linguide, especialmente ao redor dos olhos e ao redor da boca encovada e aparentemente desdentada. Alguns linguides trançam seus cabelos em tranças, outros usam o que provavelmente é chamado de penteado punk. Os linguides têm uma expectativa de vida de apenas cinquenta anos.
Sociedade
A sociedade dos linguides é uma comunidade vagamente organizada sem estruturas hierárquicas pronunciadas. Não existe um governo central para o reino estelar dos linguides, mas existe um conselho central cujos poderes e competências são pouco claros e muito limitados. No topo da sua sociedade, estão os pacificadores, que, no entanto, não são eleitos democraticamente, mas se qualificam pelo talento e habilidade para lidar com seu idioma.
O idioma
Os linguides dominam a palavra falada como nenhum outro povo. Essa habilidade não se limita ao seu próprio idioma, o lingo, eles também podem aprender línguas estrangeiras em um tempo muito curto e então dominá-las perfeitamente. Todos os linguides possuem o talento especial de convencer outros seres apenas pelo poder da palavra. Também podem aprender línguas estrangeiras em um tempo muito curto e então dominá-las perfeitamente; dessa forma, até mesmo conflitos graves podem ser resolvidos sem qualquer violência. Os linguides que são particularmente talentosos nisso podem se tornar pacificadores. A capacidade de influenciar outros seres apenas com a palavra “não” é uma paracapacidade. Segundo os linguides, a causa desse talento é o chamado kima.
Os protetores dos linguides
Cada sistema estelar pertencente ao reino dos linguides é administrado por um protetor. Por exemplo, cada pacificador portador de ativador celular precisa gerenciar, entre outras coisas, um sistema estelar.
Naves espaciais
As naves espaciais dos linguides são chamadas de naves-golfinho pelos outros galácticos devido à sua forma de peixe característica, cuja forma básica é a mesma para todas elas, não importa o tamanho que tenham e se são transportadores, naves de passageiros ou balsas planetárias. As suas naves mais antigas estavam equipadas com propulsão linear, as variantes mais modernas possuem propulsão metagrav. Os linguides não desenvolveram a propulsão metagrav por eles mesmos, mas sim a capturaram do cemitério de espaçonaves de Assih-Barang, que descobriram no ano 1044 NCG, e depois a adaptaram.
Linguides conhecidos
Alguns linguides conhecidos são:
- Aramus Shaenor, Dorina Vaccer, Farid-a-Nesram, Jubaar Ulpit, Kelmar Tesson, Narada Sonkar.
História
Na época inicial
O povo linguide surgiu no 7º milênio AC da mistura de genes arcônidas e tefrodenses.
Atuando como mediadores de conflitos
No ano 1169 NCG, os pacificadores linguides resolveram o conflito entre os clones in vitro da série Omni-Blue 600 e os invivos dos tentras-blues em todo o setor de Simban. O pacificador linguide Aramus Shaenor conseguiu isso apenas com o poder de suas palavras e seu carisma. Em troca, ele solicitou o sistema Jergelen do governo tentra no planeta Roost e foi premiado com isso. Esse foi aceito como o 15º sistema no reino linguide.
Como o povo escolhido de Aquilo
Em junho do ano 1171 NCG, houve uma reunião de meio dia de representantes dos linguides com Homunk no planeta Menah. O conteúdo da conversa era secreto. Em dezembro do ano 1171 NCG, a superinteligência Aquilo anunciou que os linguides eram seu novo povo preferido, porque os terranos haviam falhado. Então aquilo que já havia sido sugerido por muitos se concretizou: Aquilo concedeu 14 ativadores celulares recuperados dos terranos para 14 pacificadores selecionados. Contudo, os pacificadores imortais enlouqueceram cada vez mais à medida que as emissões pentadimensionais dos ativadores celulares destruíram gradualmente seus kimas. No final do ano 1173 NCG, os pacificadores que não usavam ativador celular pediram ajuda ao Galacticum. Os galácticos formaram a Equipe Ativador, que, junto com os pacificadores, libertou os pacificadores insanos de seus ativadores celulares.
A retirada da política galáctica
Depois dessa crise, os linguides decidiram não se expandir mais, mas se retirar para o seu espaço. Eles recusaram qualquer participação posterior em eventos galácticos. No ano 1279 NCG, uma frota pacificadora reunida pelos linguides — cem naves desarmadas de vários povos — viajava pela Via Láctea denunciando as condições na Galáxia e o iminente colapso do Galacticum. Quando a frota chegou ao território arcônida, Gerine (tripulante da nave Rico), que, na época, era uma comandante de frota do Império do Cristal, recebeu ordens para abrir fogo contra ela, mas, no entanto, se recusou a cumprir essa ordem. Em dezembro do ano 1301 NCG, Julian Tifflor tentou persuadir novamente os linguides a empreender uma missão de paz, no entanto, foi lembrado por Dentron Hopella da missão fracassada do ano 1279 NCG. Os linguides já não se envolveriam mais nesses assuntos. Em março do ano 1463 NCG, uma nave-golfinho linguide tomou parte da delegação galáctica no sistema Ácon. Foi a primeira vez em cerca de 250 anos que os linguides mostraram interesse em eventos galácticos novamente.
- Capa da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.
Fontes
- PR1504, PR1506, PR1507, PR1518, PR1540, PR1550, PR1555, PR1563, PR1564, PR1568, PR1580, PR1588, PR1589, PR1590, PR1599, PR1649, PR1809, PR2024, PR2531.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Liguiden”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2020.