Planeta de Ovaron
Segundo planeta do sistema do sol Finder, situado no Turbilhão Estelar, cerca de 3.450 anos-luz de distância do sistema Medalhão. Em memória de seu amigo, o ganjásico Ovaron, Perry Rhodan batizou o mundo de Planeta de Ovaron. Os habitantes do Planeta de Ovaron chamam-se ovaronenses.
Dados | Valores |
---|---|
Sistema estelar: | Finder |
Galáxia: | Turbilhão Estelar |
Período de rotação própria: | 29,9 h |
Diâmetro equatorial: | 12.918 km |
Tipo: | Mundo normal de oxigênio. |
Gravidade superficial: | 1,17 g. |
Atmosfera: | Semelhante a da Terra. |
Temperatura média diruna: | 34 ºC. |
Capital planetária: | Hildenbrandt. |
Dados Gerais
É um mundo semelhante à Terra, um mundo maravilhosamente rico. Possui um diâmetro de 12.918 quilômetros de polo a polo, e a gravidade na superfície é de 1,17 g, portanto, quase um quinto maior do que a da Terra. Nas latitudes meridionais, a média das temperaturas diárias fica um pouco abaixo de quarenta graus Celsius, e a rotação do planeta compreende seis minutos menos do que trinta e seis horas. Possui dois continentes principais. Um deles é Ploshor, onde a colônia terrana se instalou. Ambos estendem-se de polo a polo, mas sua superfície é inacreditavelmente recortada por fiordes profundos, cursos d’água e deltas de rios, enseadas das mais variadas formas e tamanhos possíveis. Um dos oceanos é chamado de Axha, um imenso emaranho de milhares de ilhas. Ao oeste da capital, erguem-se as montanhas Sierra, cobertas de neve. A paisagem circundante é semelhante à da Califórnia selvagem. Algumas centenas de quilômetros mais ao sul começa a selva tropical, ela estende-se até o cinturão equatorial.
Flora e fauna
Em dezembro, há invernos frios com muita neve, um período perigoso, porque os bichos da neve se escondem na neve profunda. Suas mordidas são sempre mortais, assim como os diferentes tipos de cogumelos. Considerado quase extinto, o carneiro vermelho, portanto, estava sob proteção natural. Isso era uma coisa absolutamente incompreensível em um mundo como o Planeta de Ovaron, no qual mais de 60% da superfície ainda era inexplorada. Ainda assim, qualquer um que o caçasse, tinha que contar com pelo menos um ano de prisão. Como um petisco especialmente apetitoso, era considerado o caranguejo das terras austrais.
História
A colônia
No ano 3540, pouco antes de ser exilado, Perry Rhodan procurou salvar a maior quantidade possível de pessoas saudáveis, mandando-as para este planeta. Após o início da afilia, o major Kernot Hildenbrandt foi encarregado de levar cerca de 2.000 a 2.500 mulheres, meninas e crianças imunes para a segurança do Planeta de Ovaron, enquanto realizava o projeto Lady Emotion. Após o desembarque das naves de transporte, foi construída na costa do oceano Axha, a primeira colônia, a qual recebeu o nome de Hildenbrandt. Essa capital tinha duas usinas nucleares, uma clínica, instalações esportivas e um centro de diversões. Os homens deveriam ter seguido as mulheres, mas a tomada de poder pelos afílicos impediu a saída deles. Em 30 de agosto do ano 3540, o major Hildenbrandt retornou à Terra com as espaçonaves, mas a queda de Rhodan impediu que o major cumprisse a segunda parte de sua missão e trouxesse mais homens para a nova colônia. Entretanto, depois que a colônia se instalara, uma doença inexplicável matou todas as crianças do sexo masculino. Nos quarenta anos seguintes, todos os filhos do sexo masculino da colônia foram vítimas de uma doença misteriosa. Não ficou claro se o responsável por isso era um vírus nativo ou pela colona Casira Falanga, que pôde esconder, por longo tempo, sua afilia só manifestada apenas alguns anos após o desembarque. Depois disso, não havia mais nenhum homem nesse mundo. O último homem adulto morreu no ano 3577.
No ano 3580
Em fins de agosto do ano 3580, a única cidade com uma ampla extensão era Hildenbrandt City, onde viviam as 2.500 habitantes. Em 30 de agosto do ano 3580, uma delegação de quatro mulheres do Planeta de Ovaron chegou sem ser reconhecida na Terra. De 31 de agosto a 8 de setembro, Marhola el Fataro, Nayn Taibary e Terfy Heychen foram mantidas em cativeiro pelos afílicos. Nano Balwore libertou-as com a ajuda de Jocelyn, o Picanço. Ele levou as quatro mulheres como reféns e entregou-as por instrumentos de alta qualidade para a OBV. Marhola el Fataro encontrou seu pai Ahmid el Fataro na base de Porta Pato. Em meados de setembro, uma missão de comando sob o comando de Reginald Bell conseguiu penetrar em Nathan por meio de um transmissor. Ao mesmo tempo, a nave Pharao decolou em direção ao Planeta de Ovaron. Isso levou ao primeiro uso do canhão de agulha de ruptura constante (CARC). A distração funcionou e no dia 29 de setembro a Pharao pousou com segurança no Planeta de Ovaron. Attra Rauent foi o primeiro homem a entrar no planeta depois de 40 anos. As mulheres literalmente lutaram pelos 200 homens que estavam prontos para se mudar para o planeta. Em 15 de dezembro, com a ajuda de Artur Prax e Joupje Termaar, Bell evacuou a maioria dos imunes para o Planeta de Ovaron através de um transmissor, enquanto ao mesmo tempo irrradiava sucata e material antigo para o planeta Castelo de Goshmo, para desviar os afílicos do verdadeiro propósito.
No ano 3581
Em 2 de setembro do ano 3581, Bell, com 300 outros imunes, partiu com o cruzador pesado Gemini para o Planeta de Ovaron. Em 15 de dezembro, 8.000 seres humanos viviam no Planeta de Ovaron (dos quais havia 2.000 mulheres solteiras). Mary Aixn, “a donzela”, resolveu o problema à sua maneira, junto com “a loira” Kats, ela abateu um planador e capturou Bell e Clayton. Bell aterrissou amarrado na cama de Mary Aixn, Clayton na cama de Kats, “a loira”. As damas contavam com o parágrafo 777 (loucura por falta de homens). Elena Morrix foi acusada de assassinato por tentar envenenar Raimond Allister e a grávida Mayke Ries com um cogumelo. Que ela estava grávida, ela salvou no último segundo de uma multidão de linchadores. No Planeta de Ovaron, veio o plano de Bell e Roi Danton para acender um farol cósmico por um pulsador inmestrônico de campo de estimulação (PICE), resistência de Vay e Bob Bays e os a maioria das mulheres no planeta, mas foi aprovada por muitas táticas. Em 21 de dezembro, a Gemini partiu do farol. No entanto, ela foi sabotada e dada por perdida. A Pharao voou para a frota avariada lemurense, que até 400 - 500 unidades tinham sido destruídas pelas algas energéticas; apenas 25 naves puderam ser recuperadas intactas. Dois dias depois, o Farol Goniométrico do Turbilhão emitiu os primeiros impulsos. No dia 24 de dezembro, os sobreviventes da Gemini retornaram para o Planeta de Ovaron em um space-jet e a Pharao com o resto da frota. O farol havia se estabelecido nesse meio tempo. Entre dezembro do ano 3581 e abril do ano 3582, Bell e Danton tentaram construir uma instalação de síntese de nugas para abastecer a nave SOL se ela retornasse. Para a construção da instalação, as naves dos lemurenses, a L-3 e a L-7, tiveram que ser canibalizadas. Embora isso tenha sido feito com o conhecimento do governo do Planeta de Ovaron, Bell escondeu que as espaçonaves não estariam operacionais depois disso.
No ano 3582
Em 21 de abril do ano 3582, a SOL pousou no Planeta de Ovaron. A partir do dia seguinte, a doença da impingem de Rasterstop começou a infectar solanenses e ovaronenses. Dois dias depois, a impingem foi derrotada; uma instalação de nugas fornecida por Nathan foi encontrada a bordo de uma nave fragmentária e incorporada à SOL. Em agosto, cerca de 10.000 pessoas viviam no Planeta de Ovaron, quatro mulheres para um homem. Ao partir, Perry Rhodan deixou para trás dez cruzadores da classe Planeta. O Farol Goniométrico do Turbilhão foi desligado. Em 2 de agosto, as ovaronenses assinaram um contrato com Rhodan: a SOL podia usar o Planeta de Ovaron a qualquer momento como base, se cumprisse as ordens do governo. No entanto, foi punido por remover peças de reposição da frota do Planeta Ovaron. Além disso, elas emitiram um ultimato: Rhodan deveria deixar-lhes Bell e Danton! Porém, às 12 horas do dia seguinte, a SOL partiu do Planeta de Ovaron, com Bell e Roi Danton a bordo, que não podiam deixar o planeta rápido o suficiente.
Fontes
- PR718, PR719, PR735, PR749, PR756, PR771, PR772.
- Computer (edição impressa): PR756.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Ovarons Planet”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.