13º Ciclo: Bardioc

Edição Alemã
Série
Número do Ciclo
13
Título Original

Bardioc

Grande Ciclo
Episódio Inicial
800
Episódio Final
867
Quantidade de Episódios
68
Publicação na Alemanha
1976–1978
Época da Narrativa
3583–3586
Duração da Narrativa (Anos)
4
Salto Temporal Inicial (Anos)
0
Edição Brasileira
Título

Bardioc

Publicação no Brasil
2006–2007, 2014–2015, 2017–2018
Editora

Perry Rhodan firma uma aliança com a Imperatriz de Therm e inicia a luta contra a superinteligência Bardioc. A Pequena Majestade da encarnação Clermac reina sobre o despovoado planeta Terra. Os povos da Via Láctea começam a romper a dominação dos lares. Aquilo promove o “Projeto Peregrinador”, com a finalidade de trazer a Humanidade de volta à Terra, e Perry Rhodan adquire conhecimentos sobre importantes fatos cosmológicos.

Resumo: 

Em abril de 3583, a espaçonave SOL chega ao principal sistema estelar da Imperatriz de Therm. A estrela Yoxa-Sant localiza-se na galáxia Nypasar-Xon e é orbitada por 18 planetas. O terceiro planeta, Drackrioch, está rodeado por uma concha de material cristalino com miríades de fios que descem até a superfície do planeta. Esta é a Duuhrt, a Imperatriz de Therm.

Depois de terminar um pequeno trabalho para a Imperatriz no quarto planeta de Yoxa-Sant, Perry Rhodan finalmente recebe dela as coordenadas da Terra e também um cristal que permitirá um contato limitado diretamente com a Imperatriz do Therm a grandes distâncias.

Em meados de 3583, a SOL chega à Terra, esparsamente povoada. Depois que Rhodan verifica a situação com Alaska Saedelaere e outros ex-afílicos, eles chegam a uma conclusão errada: Bardioc é considerado responsável pelo desaparecimento da maior parte da população da Terra.

Graças ao poder de fogo superior da SOL, as forças dos hulkoos eventualmente são expulsas da Terra, e a Pequena Majestade que domina as consciências terranas é destruída. Insistindo que não está sendo influenciado pelo cristal da Imperatriz, Rhodan estende a caça de Pequenas Majestades para sistemas estelares vizinhos.

Enquanto isso, outro grupo faz o seu reaparecimento no cenário da Terra. Um punhado de deformadores moleculares (DMs) tenta se infiltrar nas fileiras dos terranos. Não se sabe muito sobre eles nessa época. Eles são uma raça antiga, que pode se metamorfosear em qualquer ser com o qual entrem em contato, adquirindo inclusive a maior parte das memórias do ser que copiam. Seus objetivos e estratégias são um mistério por enquanto.

Ao mesmo tempo, surgem os primeiros conceptos. Ao integrar em si a maioria da população da Terra, Aquilo acabou absorvendo mais indivíduos do que consegue manter por um longo período. Como solução, Aquilo ejeta corpos humanos contendo até sete consciências individuais. Os primeiros conceptos, Ernst Ellert/Gorsty Ashdon (um concepto dual) e Kershyll Vanne (um concepto sétuplo), materializam-se na Via Láctea para ajudar na remoção do domínio dos lares.

De forma bastante inesperada e bem afortunada para os povos da Via Láctea, os lares de repente enfrentam uma crise de energia. Os mastibekks desaparecem sem dar uma palavra, levando consigo suas pirâmides, que são essenciais para a reestabilização periódica das naves CEV. A razão mais plausível para a retirada súbita dos mastibekks parece ser a perda de contato com a central do Hetos dos Sete. Os keloskianos oferecem então sua ajuda. Eles poderiam planejar a criação de um buraco negro estável, que permitiria o transporte para a região do “Báculo”, onde vivem os zgmahkonenses, que poderiam ajudar os lares a resolver o problema de estabilização das naves CEV e garantir a manutenção do domínio na Via Láctea. Hotrenor-Taak aceita o plano, sem saber que os keloskianos, juntamente com Kershyll Vanne, tinham direcionado o plano para libertar a Via Láctea e pretendiam criar um buraco negro instável, que permitiria a passagem da frota CEV uma vez só, prendendo a frota lare junto com os zgmahkonenses no balão dakkardim.

Na galáxia Ganuhr, a SOL encontra os varbes, uma raça humanoide cuja tecnologia avançada gira fortemente em torno do uso das forças gravitacionais. Sem Rhodan saber, os varbes já estão sob a influência de Bardioc. Suas chamadas “encarnações” — Vernoc, Clermac e Shernoc — tinham preparado uma armadilha para capturar a SOL. Três solanenses — pessoas nascidas a bordo da SOL — são sequestrados por Vernoc e interrogados. Mas, quando a armadilha principal da encarnação é acionada, uma tempestade gravitacional repentina ocorre próximo do sistema dos varbes e permite que a SOL escape das forças dos varbes e dos hulkoos.

Infelizmente para Vernoc, ele fica encalhado no planeta natal dos varbes devido à tempestade e à destruição de importantes dispositivos de controle de gravitação dos varbes. Ele se oferece para devolver os solanenses capturados se Rhodan transportá-lo para fora do planeta. Porém, nem Vernoc tem reais intenções de devolver os reféns, nem Rhodan de cumprir o desejo de Vernoc de ser transferido para uma nave dos hulkoos. Em vez disso, Vernoc é preso na SOL. Nesse meio tempo, os varbes se rebelam e livram-se de qualquer influência que as encarnações de Bardioc tinham sobre eles.

De repente, uma nova encarnação de Bardioc, chamada Bulloc, aparece a bordo da SOL. Ela suga o poder das outras encarnações, aumentando a sua própria força, enquanto as outras encarnações definham e morrem. Por um curto período, Bulloc consegue assumir o controle sobre a espaçonave de gerações, mas, quando as forças dos choolks — os guardiões da Imperatriz de Therm — alcançam a SOL, ele foge levando Rhodan como refém.

Na Via Láctea, as forças da COPOG e do NIE intensificam suas atividades à medida que os lares são cada vez mais afetados pela crise de energia. Como efeito disso, eles são obrigados a desligar o campo de destruição de código genético, ou campo de mitose, permitindo que dois portadores de ativador celular terranos, que não tinham conseguido chegar a tempo ao Punho de Provcon e tiveram que ficar fora da Via Láctea, voltem a Gaia. Os keloskianos finalmente terminam a construção do buraco negro controlado. Hotrenor-Taak, sempre desconfiado, força os keloskianos a testar o transporte através do buraco negro por si mesmos. Eles secretamente fazem ajustes e usam a viagem através do buraco negro para chegar aos domínios da Imperatriz de Therm, que lhes oferece refúgio e um novo lar. Sem que os lares saibam, o buraco negro continua a ser uma viagem só de ida para o Báculo.

Aquilo finalmente libera todas as consciências humanas absorvidas, formando conceptos de até sete personalidades por corpo humano. Os conceptos se percebem não mais como seres humanos “normais” e não pretendem repovoar a Terra. O novo lar que Aquilo planejou para os conceptos é criado num espaço de tempo surpreendentemente curto. O planeta original de Medalhão, Castelo de Goshmo, é dividido pela metade ao longo do equador, formando duas semiesferas, que orbitam em torno de um centro comum. Os conceptos se deslocam para uma das duas metades, Éden II, batizado em homenagem ao mundo original de Aquilo na Via Láctea. Posteriormente, a outra metade de Castelo de Goshmo será destruída para fornecer a energia necessária para colocar Éden II em viagem por conta própria.

Enquanto isso, em Olimpo, os DMs fazem outra aparição. Vários deles se reúnem para realizar uma conferência secreta, mas sua discussão é ouvida pelo “Imperador” Anson Argyris, que rege o planeta comercial. Ele imediatamente passa as informações recolhidas ao Pretendente do NIE, Julian Tifflor. Os DMs, que se chamam Gys-Voolbeerah, outrora controlaram um grande império galáctico chamado “Tba”. Ele se desintegrara há muito tempo, e os Gys-Voolbeerah esconderam-se em pequenos grupos por todo o Universo conhecido. Eles pensam que havia chegado o momento certo para reunir seu povo novamente e reerguer o Tba.

Kershyll Vanne, que deveria ter viajado com os keloskianos através do buraco negro, consegue ser teleportado secretamente para longe antes de desaparecer através do buraco negro e emergir nos domínios da Imperatriz de Therm. Quando Vanne retorna até Hotrenor-Taak, o lare se convence e dá o sinal para que a frota lare atravesse o buraco negro. No entanto, novas dúvidas levam Hotrenor-Taak a não seguir a frota, e ele permanece na Via Láctea. Assim, depois de 126 anos de opressão dos lares, os povos da Via Láctea estão livres novamente.

Hotrenor-Taak acaba chegando a um acordo com o governo do Novo Império Einsteiniano. Ele entra em contato com os superpesados e os leva a abandonar sua base na luta Titã, de Saturno. Em troca, as acusações contra o lare são retiradas, e ele recebe permissão para morar em Gaia.

Com a ajuda de Aquilo, a Terra é trazida de volta para a Via Láctea. Medalhão e Duende são transformados em dois buracos negros interconectados, através dos quais a Terra retoma sua órbita original ao redor do Sol. Uma vasta operação de repovoamento faz com que o planeta Terra se torne novamente o centro da Humanidade na Galáxia. O NIE é oficialmente dissolvido, e, como entidade sucessora, é proclamada a Liga dos Terranos Livres (LFT), tendo a Terra como seu planeta-sede.

Enquanto é perseguido pela SOL e por naves da Imperatriz de Therm, Bulloc, a quarta encarnação da superinteligência Bardioc, tem tempo para conversar com Perry Rhodan, revelando ao terrano a origem de Bardioc. Este outrora era um dos sete Poderosos, que viajavam através do Universo para espalhar as sementes da vida inteligente. Os Poderosos — Kemoauc, Ganerc, Partoc, Lorvorc, Murcon, Ariolc e Bardioc — estavam equipados com gigantescas espaçonaves denominadas “naves semeadoras”. O Poderoso Ganerc, que adotou o nome de Callibso, se encarregou de vigiar o Enxame, que teria a função de complementar o trabalho das naves semeadoras. Mas Bardioc tinha seus próprios planos. Ele manipulou o Enxame depois de sua criação e escondeu sua nave semeadora, fazendo com que Ganerc perdesse seu Traje da Destruição. Quando os demais Poderosos descobriram as ações ultrajantes de Bardioc, eles o puniram removendo o seu cérebro e depositando-o dentro de uma cápsula com um sistema de manutenção vital, num planeta do sistema Parfoex-Par, na galáxia Barxoeft. Bardioc foi deixado ali num estado semelhante ao sonho. Os seres vivos do planeta acabaram conseguindo entrar em contato com o cérebro, e este começou a crescer, entrando em uma simbiose com a fauna e a flora do planeta. Permanecendo nesse estado de sonho, os poderes de Bardioc cresceram até que ele foi capaz de se tornar uma superinteligência, com uma esfera de influência que abrangia diversas galáxias.

Agora, Bulloc pretende assumir o domínio de Bardioc e se tornar uma superinteligência, destruindo o cérebro original de Bardioc. Rhodan consegue escapar para a superfície do planeta antes que Bulloc possa matá-lo. Ali, ele se funde com a simbiose entre Bardioc e a vida do planeta. Rhodan retém sua individualidade e é integrado ao sonho de Bardioc.

Em Gaia, o mutante Boyt Margor usa seus poderes sugestionadores para criar uma organização subversiva com o objetivo final de tomar o governo da Terra e se tornar um líder totalitário. Nascido no planeta Zwottertracht, no Punho de Provcon, ele adquiriu e aumentou seus poderes com a influência de obras de arte psionicamente ativas existentes na nebulosa escura. Essas obras, chamadas de psicopeças, foram criadas pelos pré-zwotters, os antigos habitantes de Zwottertracht. Naquela época, não existiram as turbulências do Punho de Provcon. Os pré-zwotters foram incumbidos de criar um escudo ao redor das estrelas do Punho de Provcon, mas a operação terminou em um desastre e resultou nas turbulências energéticas e turbilhões que cercam o Punho de Provcon. Os pré-zwotters sobreviventes se degeneraram, e seus descendentes ainda habitam Zwottertracht.

Nathan, a hiperimpotrônica lunar, de repente lacra vários setores de suas instalações e começa a construir uma enorme espaçonave. Aos poucos, os terranos descobrem as razões para esse estranho empreendimento. Aquilo iniciou a construção da BASE, como a nave é chamada. A parte central é um disco de nove quilômetros de diâmetro com uma espessura máxima de três quilômetros. Opostos diametralmente e presos à circunferência do disco estão o segmento de comando, em forma de cunha, e o segmento dos propulsores, dando à BASE uma extensão total de 14 quilômetros. O motivo para construir esse veículo colossal é encontrar um objeto chamado Pan-Thau-Ra.

Enquanto isso, uma expedição arqueológica em Creta, na Terra, descobre uma espécie de sarcófago antigo, mas de alta tecnologia. Seu sistema de manutenção vital mantém em animação suspensa uma mulher cujo nome, de acordo com as inscrições, é Deméter. Boyt Margor sequestra o sarcófago e desperta Deméter. Porém, esta consegue fugir e tenta persuadir Julian Tifflor a deixá-la se juntar à expedição da BASE. Mas ela não é a única interessada na nova espaçonave. Tifflor suspeita de que o cientista-chefe da equipe da BASE, Payne Hamiller, esteja sendo influenciado por um poder estranho. Também os Gys-Voolbeerah tentam se infiltrar entre a tripulação preliminar da BASE, mas a operação deles tem um fim súbito quando um deles tenta copiar Deméter, que irradia uma aura que faz com que os DMs percam o controle de sua capacidade de mudar de forma.

Em Parfoex-Par, Rhodan consegue conduzir Bardioc para fora de seu sonho. Antes de Bulloc conseguir fazer mal a Bardioc, a SOL chega finalmente ao sistema, e as forças combinadas dos mutantes a bordo da SOL forçam Bulloc a fugir. Callibso aparece e faz contato com Rhodan. Os terranos decidem levar o cérebro original de Bardioc até a Imperatriz de Therm. Apesar das reservas dos solanenses e a tentativa de Bulloc de fazer os hulkoos deterem a SOL, o cérebro de Bardioc é levado até Drackrioch. Ali, as duas superinteligências, Bardioc e a Imperatriz de Therm, fundem-se num novo ser, dando mais um passo na “escada evolutiva” (ou dando um salto no “modelo de cascas de cebola”). Antes de Rhodan partir, ele recebe de Bardioc a importante missão de encontrar a nave semeadora do ex-Poderoso, chamada Pan-Thau-Ra.

Ciclos Imediatos
Ciclo Anterior: 
Próximo Ciclo: 
Créditos: 

Capa da edição alemã: Copyright (c) Pabel Moewig Verlag KG.

Capa da edição brasileira: Copyright (c) Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda.

Sinopse básica e resumo do ciclo obtidos da edição brasileira da SSPG Editora. Publicado com autorização expressa da SSPG Editora.