5º Ciclo: Os Senhores da Galáxia

Edição Alemã
Série
Número do Ciclo
5
Título Original

Die Meister der Insel

Grande Ciclo
Episódio Inicial
200
Episódio Final
299
Quantidade de Episódios
100
Publicação na Alemanha
1965–1967
Época da Narrativa
2400–2406
Duração da Narrativa (Anos)
7
Salto Temporal Inicial (Anos)
71
Edição Brasileira
Título

Os Senhores da Galáxia

Publicação no Brasil
1983–1986
Editora

Perry Rhodan e seus companheiros descobrem a estrada de transmissores solares para Andrômeda e encontram-se nessa galáxia com os maahks, seres que respiram hidrogênio, e com os tefrodenses, seres humanoides semelhantes aos terranos. Os terranos enfrentam os senhores da galáxia, os tirânicos soberanos de Andrômeda. Rhodan viaja ao passado e toma conhecimento da história dos lemurenses, a Primeira Humanidade.

Resumo: 

No ano 2400, o Império Solar já tinha se tornado o maior fator de poder político e econômico da Via Láctea. Com a nova nave capitânia da Frota Solar, a Crest II, Perry Rhodan parte para explorar o centro da Via Láctea e tentar encontrar o planeta Kahalo. Durante essa expedição, ele encontra pela primeira vez o halutense Icho Tolot, que se tornaria um novo amigo da Humanidade.

A caminho do seu destino, a Crest II entra no campo de influência de um gigantesco hexágono solar criado artificialmente. Após a passagem pelo transmissor gigante, a Crest II ressurge no sistema Gêmeos, situado no espaço vazio entre a Via Láctea e a galáxia de Andrômeda. Devido às órbitas simétricas dos seus planetas, esse sistema também dá a impressão de ter sido criado artificialmente. Em um dos planetas, os terranos acabam conseguindo reverter a polaridade do transmissor e direcioná-lo para a Via Láctea.

Pouco antes da passagem da Crest II, porém, uma nave estranha surge e normaliza a polaridade do mecanismo. Os terranos reaparecem no centro de um mundo oco chamado Horror, uma outra estação na rota para Andrômeda. Após a árdua libertação do mundo oco, a nave capitânia encontra-se com a Androtest, uma espaçonave enviada para resgatá-la. Pouco depois da partida da Androtest, a Crest II é reduzida pelo condensador potencial a um tamanho mil vezes menor.

Enquanto isso, na Via Láctea, o planeta Kahalo é redescoberto. Nele é encontrado um hexágono de pirâmides que também funciona como transmissor. Através dele, espaçonaves são transportadas para o hexágono solar, o início da rota para Andrômeda. Pouco tempo depois, naves da raça dos maahks atacam Kahalo para destruir essa rota. Os maahks também aparecem em Horror e capturam a Crest II. Todavia, durante o salto para o sistema de Gêmeos, a nave terrana recupera o seu tamanho normal.

Em seguida, Gucky e os irmãos Woolver frustram um plano de invasão dos maahks. Frotas dos maahks e dos aconenses encontram-se e destroem a estação de ajuste durante uma batalha no sistema Gêmeos. Com isso, a estação de Gêmeos só pode atuar como receptora. Aos poucos, Perry Rhodan vai notando que Andrômeda é controlada por um poder misterioso: os senhores da galáxia (SdG). Grek-1, um maahk capturado, propõe a Rhodan avançar até um sistema desprotegido até então.

Através de Kahalo, os terranos atingem o sistema Chumbo de Caça, situado a 500.000 anos-luz de Andrômeda. O sistema acaba sendo usado pelos terranos como uma cabeça de ponte em seu caminho para Andrômeda. O empreendimento prossegue na pequena galáxia Andro-Beta, a 50.000 anos-luz de Andrômeda. Nessa pequena galáxia encontram-se os mobys e os soberanos da região, os twonosers.

Os terranos recebem dicas importantes através de dois velhos amigos da Humanidade, Aquilo e Harno. Logo após receberem pedidos de socorro psíquicos, os humanos descobrem o lar do chamado plasma primitivo no planeta Rando I. Esse plasma e os terranos tornam-se amigos depois que eles conseguem destruir uma estação robotizada dos senhores da galáxia que regulava o crescimento do plasma. Porém, pouco tempo depois, o planeta inteiro é destruído pelos senhores da galáxia.

Em outro mundo, o planeta escuro Modul, os terranos conseguem libertar o último dos moduladores, Baar Lun. Ele havia sido forçado pelos senhores da galáxia a criar androides e esferas energéticas a partir do plasma primitivo. Quando Baar Lun descobre que é o último do seu povo, ele passa a lutar do lado dos humanos.

No ano 2404, Perry Rhodan está pronto para a sua primeira incursão à galáxia de Andrômeda com a nova nave capitânia do Império Solar — a Crest III. Ali os terranos defrontam-se com os guardiões dessa área, os tefrodenses. Eles são bastante parecidos com os humanos e também estão num estágio de desenvolvimento similar; porém, reagem com fúria e cometem suicídio ao verem Icho Tolot. Os terranos descobrem que os tefrodenses possuem uma glândula especial que pode ser manipulada por um dispositivo de ondas estimulantes de modo que a vítima obedeça ou cometa suicídio. A grande maioria dos tefrodenses é formada pelos chamados duplos, ao passo que os tefrodenses reais têm a glândula, mas não o dispositivo de ondas.

Em seguida, a Crest III é atraída até Vario, um planeta próximo ao centro de Andrômeda. Ali ela é lançada por um campo temporal para mais de 52.000 anos no passado. Juntamente com isso, a nave é apanhada por um transmissor de situação e carregada pelo transmissor solar para Kahalo. Graças a Atlan, a nave consegue escapar da destruição por uma frota da raça dos lemurenses. Descobre-se que os lemurenses são os antepassados dos humanos e também o poder reinante na Via Láctea de então. Além disso, eles travam uma guerra renhida contra os halutenses. O centro do império lemurense, chamado Tamânia, fica na Terra — que também é conhecida como Lemúria.

Após o desmascaramento do Tamrat chamado Frasbur, um agente do tempo dos senhores da galáxia, e a captura do senhor da galáxia Regnal-Orton, Reginald Bell consegue informações sobre o paradeiro da Crest III. Isso resulta na destruição de Vario. Através dos interrogatórios de Frasbur, os terranos ficam a par da existência de outro transmissor do tempo no planeta Pigell, situado no sistema Vega.

Em seguida, Bell envia o cargueiro da frota Dino III sob o comando do major Gerald Snigert e do capitão Rog Fanther para o passado, e eles conseguem contornar a armadilha do tempo de Vario. Porém, a Crest III já tinha viajado 500 anos para o futuro através de Pigell, e as duas naves se desencontram. Por fim, Rhodan e um grupo disfarçado conseguem aprisionar o SdG Nevis-Latan e forçá-lo a trazer a Crest III de volta ao presente. Novas descobertas revelam que há 50.000 anos, depois da derrota para os halutenses, os lemurenses deixaram a Via Láctea em direção a Andrômeda, onde expulsaram os maahks após sua chegada. A partir dos lemurenses surgiram os tefrodenses dos dias atuais, e estes ergueram um novo império em Andrômeda com o auxílio de sua tecnologia. Treze lemurenses da camada dirigente tomaram o poder e transformaram-se nos senhores da galáxia. Seis deles foram eliminados por um dos demais, por terem descoberto sua identidade, e assim restaram somente sete, conhecidos pelos codinomes Fator VII a I.

As negociações de Atlan com os maahks levam a um tratado de paz com os seres respiradores de metano. Eles exigem, porém, a retirada dos terranos de Andrômeda e a destruição da rede de transmissores para que a paz definitiva possa ser alcançada. Através da geração de um antissol, o transmissor central de Andrômeda é destruído, e pela primeira vez a ponte entre as duas galáxias fica instável, acabando por desaparecer definitivamente.

Após a aniquilação dessa rota, a frota de Perry Rhodan parece ficar sem um caminho de volta, porém logo se descobrem as estações espaciais que os maahks tinham construído secretamente entre as galáxias. Durante a luta pela Estação Central — a escala imediatamente antes de Andrômeda —, o SdG Miras-Etrin é morto.

Na Estação Midway, Rhodan e Bell finalmente se reencontram. Por intermédio do amigo, Rhodan recebe dados sobre o centro de poder dos SdG, Multidon. Após uma dura batalha, esse mundo industrial é destruído, e seu comandante, o SdG Proht-Meyhet, encontra a morte. A Tamrat do sistema Sulvy, Mirona Thetin, é salva de um perigo no espaço e informa os terranos sobre um ataque iminente dos SdG à Terra. Graças a isso, o ataque é frustrado. Atlan sente-se atraído pela bela Tamrat, e ela parece corresponder aos seus sentimentos.

O até então desconhecido Fator I dos SdG tenta alterar a história mais uma vez através da destruição do cruzador original dos arcônidas na Lua. Para isso, o Fator II, Trinar Molat, viaja através do transmissor temporal para o passado, porém falha em sua missão. Enquanto isso, os terranos avançam até Tamânia, o mundo central dos SdG. No decorrer das lutas que se seguem, Trinar Molat sucumbe, de modo que o Fator I passa a ser o último dos SdG.

Numa última tentativa de evitar sua derrota, o Fator I tenta destruir o cruzador arcônida pessoalmente, porém sua ação também acaba falhando. Então os terranos descobrem a incrível verdade: o Fator I dos senhores da galáxia não é ninguém menos que Mirona Thetin! Segue-se então um dramático duelo entre ela e Atlan, no qual a Tamrat acaba encontrando a morte tragicamente. Com isso, o reinado dos SdG está terminado, e Perry Rhodan retorna à Terra, onde registra-se o ano 2406. Na Terra estão à sua espera duas crianças: seus filhos Suzan Betty e Michael Reginald, nascidos em agosto do ano anterior.

Ciclos Imediatos
Próximo Ciclo: 
Créditos: 

Capa da edição alemã: (c) Pabel Moewig Verlag KG.

Capa da edição brasileira: (c) Editora Tecnoprint Ltda.

Sinopse básica e resumo do ciclo obtidos da edição brasileira da SSPG Editora. Publicado com autorização expressa da SSPG Editora.