Saltador (povo)

Povo humanoide e inteligente da Via Láctea, descendente dos arcônidas. Também são conhecidos como mercadores galácticos. Ambas as designações já dizem quase tudo sobre a natureza desses seres rudes. É uma raça estranha de mercadores, não têm uma verdadeira pátria; vivem e morrem nas naves em que viajam pela Galáxia. Vêm a finalidade de sua vida em praticar o comércio.

Descrição Física


Possuem barba vermelha ou ruiva, e costumam usá-la comprida, à moda dos vikings terranos.

Características Psicológicas


Costumam rir muito e dar gargalhadas retumbantes, berrantes, o que é uma de suas características. Apesar de serem descendentes dos arcônidas, sofreram a influência exercida pelos habitantes dos outros mundos e inúmeras variedades se desenvolveram no curso dos milênios. Mas todos eles são saltadores, e como tais são independentes, orgulhosos e fortes. São os negociantes galácticos que há milênios saltam de planeta a planeta para comprar e vender suas mercadorias. Por isso são mais conhecidos como saltadores.

Estrutura social


Por mais abertas que suas mentes sejam para o Universo, afirmam com um fervor verdadeiramente religioso que no começo de sua história uma lendária divindade lhes havia concedido o monopólio do comércio intergaláctico. De certa forma, a situação dos saltadores no âmbito do império galáctico, cujo centro era o mundo de Árcon, não deixa de ser singular. Desde muito tempo, os arcônidas foram de opinião que o comércio com quem quer que fosse era uma prática inferior à sua dignidade. Os saltadores, seus parentes afastados, preencheram o espaço vazio e se tornaram indispensáveis, a ponto de que qualquer um que quisesse fazer algum comércio a grande distância não poderia prescindir de seu auxílio. “Felicidade a cada dia que passa” é o seu cumprimento mais corriqueiro. Os registros escritos, ou seja, os livros, eram formados por pequenas pilhas de fitas de plástico, amarradas de um lado. São nômades até o fundo da alma. Percorrem o espaço e, geralmente, não gostam de fixar-se em qualquer planeta. Não tinham o menor interesse pelos veículos que andam sobre rodas. Possuem muitos planetas, que transformaram em gigantescas bases e estaleiros. Como, por exemplo, o Planeta de Goszul -, mas o seu mundo principal é Archetz.

Famílias e clãs

Estão divididos em castas ou clãs e em famílias. Cada linhagem familiar tem um patriarca que é o chefe supremo e os comandantes e proprietários independentes das naves submetem-se ao mesmo. Sob o ponto de vista racial são aparentados aos arcônidas, mas no terreno político formam um reino independente dentro do Grande Império arcônida. Enquanto não surgisse nenhum perigo, as ligações entre eles eram bastante frouxas. Costumavam viver espalhados pelos quatro cantos da Galáxia, competindo entre si. Mas sempre que um deles se via numa situação de emergência causada por um elemento não pertencente ao grupo, vinham imediatamente em auxílio de seu semelhante. Nesses momentos eles formavam uma unidade compacta. “Viver separados, defender-se juntos” ― esta frase, que tanto se parece com certo provérbio terrano, se transformou na concepção fundamental da política dos saltadores. Sempre que os saltadores abandonam seus hábitos e se fixam num planeta, continuam a viver como haviam feito em suas naves. Todo o grupo do clã habita um só edifício. Cada grupo é composto de 200 a 400 pessoas em média. Não é de admirar que os edifícios pareçam uma mistura da catedral de Milão e do capitólio de Washington.

Calendário

Poucos astronautas sabem que em sua maioria os clãs dos saltadores continuam a usar a chamada contagem absoluta do tempo. Dentro de cada setor da Via Láctea determinam o tempo em relação a determinado ponto fixo. Suponhamos que num determinado ponto fixo seja o dia primeiro da seção tal. Numa nave que se encontre há 3 dias-luz daquele ponto fixo será o quarto dia da mesma seção. Eles conhecem a origem dessa forma de computar o tempo. A velocidade da luz é a mais elevada que ocorre no universo normal. Um acontecimento verificado no ponto A não pode produzir seus efeitos no ponto B antes de decorrido o tempo que leva um raio de luz para percorrer a distância que separa A de B.

Idioma

Eles dominam o intercosmo, dita língua comercial da Via Láctea, que eles denominam de Grande Ilha, mas possuem diversos dialetos próprios.

População

No ano de 1982, a população total de saltadores atingia a casa dos 10 bilhões.

Tecnologia


Em parte, sua tecnologia era superior à do Grande Império. Seu poder econômico era superior ao do Império e, quando necessário sabiam ser unidos. Suas naves são predominantemente cilíndricas. Somente alguns milionários extravagantes se dão ao luxo de comprarem naves esféricas dos arcônidas. Os veículos de cada clã são numerados na ordem decrescente do tamanho. Cada linhagem familiar tem um patriarca que a comanda em caso de necessidade. Os comandantes e proprietários independentes submetem-se ao mesmo. O grande império comercial dos saltadores mantinha uma frota de combate, que era sustentada com uma parte bem definida dos lucros que cada comandante tinha de entregar. No ano de 1982, sua frota comercial era calculada em mais de 300.000 naves pesadas e superpesadas.

Saltadores conhecidos


  • Alaxios, Almagor, Bernda, Borator, Cokaze, Dolbantanc, Dorget, Elogin, Enaret, Ettoman, Etztak, Ferla, Foggzi, Frerfak, Frernad, Gaxtek, Gorlap, Goszul, Grachont, Gromsk, Gudin, Harlgas, Heratz, Holflersy, Holloran, Honap, Hor, Horlagan, Horlgon, Jellkathan, Kacozel, Khear, Krako, Kuri Oneré, Levtan, Lusudo, Mabdan, Manhotep, Mernok, Oktag, Olsge, Orlgans, Ornafer, Oslav, Ottek, Paradicsom, Pscholgur, Plug, Raganzt, Ragor, Ralgor, Rangol, Resd, Sharer, Shrinak, Sifflon, Singoll, Siptar, Slurd, Solam, Szoltan, Tsathor, Ushkoor, Vallingar, Valmonze, Vilagar, Virn, Vontran, Wernal, Wovton, Xinghar, Zugan, Zutre.

História


O monopólio comercial na Via Láctea

Há muito tempo, o Grande Império arcônida conferiu-lhes plenos poderes para exercer o comércio sem quaisquer restrições. Eles detiveram o monopólio mercantil galáctico por 8.000 anos, já que reprimiam implacavelmente qualquer concorrência que se esboçasse, e estavam sempre atentos a não enfrentar uma concorrência séria em qualquer lugar.

A concorrência terrana

Eram os comerciantes incontestes da Galáxia conhecida quando se encontraram com os terranos pela primeira vez no ano de 1982. Como os terranos estavam praticando comércio com o sistema Vega, iniciou-se ali o conflito entre saltadores e terranos. Após a fundação do Império Solar, e com os terranos aumentando cada vez mais sua influência política na Galáxia, assim como no comércio, isso levou a novos conflitos dos saltadores com os terranos. No século XXV, os saltadores sofreram a concorrência agressiva dos livres-mercadores do planeta Olimpo, os quais são descendentes de terranos, e perderam seu monopólio. No início do ano 3581, uma delegação participou da conferência de fundação da COPOG.

Na época da Hansa Cósmica

No ano 424 NCG, o clã do patriarca Xinghar vinha tentando há algum tempo baldear ou introduzir mercadorias no posto comercial de Jarvith-Jarv, situado na Grande Nuvem de Magalhães, que estavam na lista de proibições.


Créditos: 
  • Capa da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.
  • Capa da edição brasileira: Copyright © SSPG Editora – Star Sistemas e Projetos Gráficos Ltda., Brasil.

Fontes


  • PR28, PR29, PR30, PR31, PR32, PR34, PR35, PR36, PR37, PR49, PR71, PR89, PR146, PR199, PR308, PR668, PR724, PR725, PR760, PR794, PR928, PR941, PR960, PR975, PR984, PR1012.
  • Desenhos técnicos (edição impressa): PR340, PR398, PR680/PR681.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Mehandor”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Verbete Principal: