Bomba conversora

Sistema de armamento ofensivo. É uma munição especial para o canhão conversor. Os canhões conversores geralmente só podem disparar bombas que tenham sido desenvolvidas especificamente para a sua série de construção ou que sejam compatíveis com essa série.

Tipos de Bombas


Material explosivo convencional

Essas bombas também são conhecidas por serem particularmente pequenas, e material explosivo convencional raramente é usado nelas.

Bombas HHe

Bombas de fusão com uma força explosiva comparável de até 6.000 gigatoneladas (GT) de TNT são a munição-padrão para os canhões conversores. O poder explosivo comparável de 1 megatonelada (MT) de TNT é usado para destruir objetos localizados na órbita de um planeta sem colocar em risco o próprio planeta. Se for necessário levar em consideração um planeta, também é possível usar bombas extremamente reduzidas de 0,5 MT de potência explosiva.

Bombas atômicas

Até o ano 2115, os pos-bis usaram apenas bombas atômicas de 1.000 GT - o efeito da explosão posteriormente foi aumentado pelos terranos, que eventualmente também usam ogivas de fusão. Além disso, por razões táticas, calibres muito menores tiveram que ser usados repetidas vezes, tais como bombas de 10, 20 ou 30 GT.

Bomba de radiação Moluque

Esse corpo de ação, também chamado de bomba desintegradora, causa a decomposição molecular da matéria sólida.

Bombas especiais

Bomba gravitacional

Também chamada de campo espiral, ogiva para criar um pequeno rasgo hiperespacial. No momento da ignição, um choque pesado é acionado.

Bomba de Árcon ou catalisadora

A bomba de Árcon inicia uma reação em cadeia de fusão descontrolada (fogo atômico) de matéria planetária de densidade suficiente. A própria massa explosiva serve apenas a ignição inicial.

Tipos de bombas exóticas

Essas incluem, por exemplo, a bomba ultraquintadim ou a bomba antimolkex. Elas não estão entre as armas usadas regularmente pela Frota da LTL.

Estrutura


A estrutura da bomba consiste em um estojo cilíndrico com extremidades hemisféricas, com um invólucro resistente ao impacto e à queda. Metade do volume representa o tanque de deutério, cercado por uma rede gradeada de campo estrutural e cargas de implosão química, bloco de controle e leme positrônico para a ignição. As bombas são bem protegidas contra uma explosão “aleatória” nos depósitos ou locais de armazenamento: elas são armazenadas em recipientes de camada térmica, que são protegidos contra forças mecânicas e térmicas. Os invólucros dos recipientes suportam virtualmente todos os ácidos conhecidos, pressões até 800 t/cm² e calor de 20.000 °C. Os detonadores das bombas são usados apenas a bordo de naves.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR134, PR211, PR271, PR317, PR350, PR458, PR594, PR701, PR741.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Transformbombe”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: