Gatas
Quinto planeta do sistema estelar Verth, situado na Via Láctea, no Eastside galáctico. É o mundo natal dos gatasenses e a célula-máter de todos os povos blues.
Dados Gerais
Tem um diâmetro de 14.221 km. Sua atmosfera de oxigênio é perfeitamente respirável pelos humanos. Gatas tem inúmeros rios que têm a estranha característica de correr embaixo da terra pouco depois da nascente. Ao que parece, o planeta é atravessado por cerca de mil grandes veios de águas subterrâneos, que correm em profundidades diferentes. É um mundo estranho. Em Gatas ninguém saía depois do pôr-do-sol, a não ser que tivesse um bom motivo para isso. Em Gatas, nunca foram construídos veículos marítimos no verdadeiro sentido da palavra. Talvez fosse pelo temor que o elemento líquido inspirava aos blues, ou por causa dos aterros que ligavam todos os continentes. O transporte de mercadorias era feito exclusivamente por meio de recipientes cilíndricos que boiavam na água, isso quando não se usavam as vias terrestres ou aéreas. Em tempos antigos, as construções de Gatas foram levantadas exclusivamente na superfície. Quando o mundo começou a tornar-se pequeno demais, a população retirou-se para baixo do solo. Noventa por cento dos edifícios residenciais ficavam na superfície. A gigantesca indústria de Gatas foi instalada embaixo da superfície, ou seja, no subsolo. Um segundo mundo surgira embaixo da superfície. As cidades enfileiravam-se uma após a outra. As instalações industriais atingiam a profundidade de dois mil metros. Nesses lugares foram construídas as espaçonaves com blindagem de molkex. Gatas e os outros planetas do sistema eram uma fábrica de armamentos e um estaleiro de primeira categoria. Até certo ponto poderiam ser comparados com Árcon III ou a Lua terrana. Os gatasenses não dão nomes as cidades. A sede do governo e a capital do planeta ficam num centro urbano subterrâneo denominado Bloco das Dezoito Prudências. A sede do serviço secreto gatasense, designado de Bloco da Décima Nona Prudência, ficava numa ilha localizada quase exatamente no centro de um lago subterrâneo. As gigantescas fábricas subterrâneas, nas quais a matéria-prima de molkex era transformada em envoltórios blindados e trajes de combate flexíveis, costumavam ser designadas como o Bloco da Quinta Vigilância, ficava junto ao mar. O espaçoporto também ficava junto dessa gigantesca cidade. Um de seus ministérios costumava ser chamado de Décima Primeira Sabedoria.
História
Desse planeta, partiram há milênios os descendentes para a conquista de outros mundos. Mesmo assim, no ano 2327, havia uma população de aproximadamente 14 bilhões de blues. A partir do ano 2000 AC, em Gatas, grandes instalações para processamento de molkex desenvolveram-se ao longo do tempo. Nos anos 2327 e 2328, várias missões de comando tiveram lugar em Gatas como parte do conflito com o Império Unido. Para isso, esteve envolvido especialmente o Exército de Mutantes. No final, eles levaram à destruição de todos os estoques de molkex armazenados em Gatas. No ano 3433, uma frota de 800 naves dos accalauries apareceu sobre Gatas. Eles acreditavam que haviam descoberto pistas de sua origem ali. Houve a ameaça de uma guerra com os blues, mas o Império Solar conseguiu neutralizar a situação. Agindo em nome do Concílio dos Sete, os lares encerraram as guerras internas dos blues a partir do ano 3460, forçando-os a uma trégua permanente. Em dezembro do ano 3580, os blues estavam envolvidos na fundação da Coalizão da Dignidade dos Povos Galácticos (COPOG).
Fontes
- PR167, PR168, PR169, PR173, PR420.
- Fanzine: Nathan nº 08 (PRFCB).
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Gatas”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.