Levante dos Panitheras

Sociedade/termo da História. Evento que representou um dos primeiros ápices tristes durante o lento colapso do Império Solar.

Os ventos a favor


Após o fim do conflito com a Polícia do Tempo e a destruição da frota dos dolans, houve renovados esforços para separar o Império Solar, que foi politicamente prejudicado pela devastação da Terra, entre outras coisas. Mais uma vez, o ditado frequentemente citado por Atlan de que o maior inimigo do homem é o próprio homem tornou-se atual. As colônias terranas se separaram e formaram seus próprios reinos estelares. Emergiram então a União Carsuálica, a União Centro-Galáctica (UCG), o Império Dabrifa, a Coalizão Ross, os Estados do sistema Fracowitz e outros reinos autônomos. Como resultado, houve repetidos distúrbios e disputas com os reinos estelares em expansão maciça que emergiram das colônias da Humanidade. Perry Rhodan sentiu-se compelido a garantir à força a supremacia do Império Solar por meio da tecnologia paratron recém-desenvolvida ou a seguir um caminho diferente. Ele encontrou esse outro caminho. No ano 2907, quando importantes mutantes falharam com a eclosão da Primeira Crise de Geração e isso levou a uma perda considerável de poder para o Império Solar, ele esboçou um Plano de Quinhentos Anos. No final disso, o Sistema Solar inicialmente deveria ser transferido cinco minutos para o futuro por meio do campo de alternância antitemporal (CAAT) recém-desenvolvido. Esse projeto ficou conhecido com o codinome “Caso Laurin”, mas na época ainda estava em fase de planejamento. A situação foi agravada em 30 de abril do ano 2930 quando uma emenda constitucional do Império Solar entrou em vigor. De acordo com isso, devido ao grande número de colônias decaídas e sistemas autossuficientes, apenas os seres humanos do Sistema Solar deveriam ter o direito de eleger o Administrador-Geral. Além disso, o titular do cargo não era mais eleito pelo Parlamento Solar, mas diretamente pelo povo da Terra. Como esperado, houve tumultos e distúrbios, mas, além do declínio acelerado de outras colônias, pelo menos na superfície, as coisas permaneceram calmas. Era previsível, no entanto, que surgissem complicações no planeta Plofos. Mory Rhodan-Abro, como chefe de governo, não conseguiu mais justificar por que Plofos permanecia leal ao Império Solar ao invés de trabalhar para a sua própria autossuficiência após a perda do direito de eleger o Administrador-Geral. Como resultado, o grupo de colonos plofosenses do planeta Panith, ativo por quinhentos anos, e que trabalhava junto com o partido dissidente Estrela de Eugaul, ganhou popularidade rapidamente. Esse partido incluía membros da sociedade secreta Estrela Negra, cujas raízes remontavam à época de Iratio Hondro. Portanto, não era surpreendente que o golpe planejado a longo prazo não ocorresse de forma pacífica.

A rebelião


No final das contas, o carisma de Mory, seus laços puramente pessoais com a Terra e Perry Rhodan e o brilhantismo político com que ela governou os plofosenses e os impedindo de se separar da Terra se tornaram sua ruína. Eles confiavam na Terra e nenhuma agitação daquele lado era esperada. Também se pode presumir que o trabalho acelerado no Plano de Quinhentos Anos contribuiu para a incompreensão da situação política. Os problemas óbvios foram subestimados por causa de medidas de longo prazo. Somado a isso, ocorreu a perda final da maioria dos mutantes no ano 2909 com a Segunda Crise de Geração. Depois que os planos dos panitheras foram descobertos cedo, as mesmas opções não estavam mais disponíveis. A USO e a Segurança Solar (SegSol) falharam terrivelmente ali. Apenas Gucky estava em Plofos para a proteção pessoal da esposa e da filha de Rhodan. Então, no final de fevereiro do ano 2931, ocorreu o desastre. O golpe há muito preparado e planejado secretamente aconteceu. Na cidade de New Taylor, as coisas saíram do controle. Os panitheras e seus apoiadores derrubaram violentamente o governo, e a população enfurecida ficou louca. No decorrer dos eventos, Mory e sua filha Suzan Betty Rhodan-Waringer foram mortas. Gucky não conseguiu evitar isso, e só foi possível recuperar o ativador celular de Mory.

As consequências


Depois que a derrubada foi alcançada, a aliança dos grupos que apoiaram os panitheras se desfez, e eclodiram lutas internas pelo poder. Além disso, perdeu o apoio da população ao saber que a chefe do governo não havia sido deposta, mas assassinada. Como resultado, a união plofosense se dissolveu, e os planetas individuais permaneceram frouxamente ligados à Terra. Plofos e Panith permaneceram em sua infeliz associação e formaram uma coalizão de dois planetas sem influência.

Outros eventos


O Império Solar, sem dúvida, saiu dessa crise enfraquecido. Outro revés ocorreu no ano 3430 quando a Coalizão Antiterrana, composta pelo Império Dabrifa, a União Carsuálica e a União Centro-Galáctica, atacou o Sistema Solar. Apenas recuando para trás do CAAT há muito preparado, Rhodan acreditou que poderia evitar derramamento de sangue e guerras desnecessárias. Na verdade, um ataque militar contra a Coalizão Antiterrana inferior em equipamentos teria sido bem-sucedido e os terranos coloniais teriam sido suprimidos. No longo prazo, porém, os terranos teriam se tornado muito impopulares e Rhodan, como opressor, não gozaria mais de confiança em seu império colonial. Foi somente no ano 3434, quando a Revolução da Tolerância derrubou o imperador Dabrifa, que o Império Solar tornou-se um fiador da ordem e da paz na Via Láctea novamente, até que os lares tomaram o poder no ano 3459 e o império finalmente caiu.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR179, PR400, PR408, PR449, PR1973.
  • Crônicas Cósmicas nº 1.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Panither-Aufstand”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Ciclos: Os Cappins / Crônicas Cósmicas. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: