Lingora

Primeiro de três planetas do sistema do sol Teshaar ou Estrela de Haemon, situado na Via Láctea no setor Simban. Também chamado Haemon I, é o planeta natal dos linguides.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Outro nome: Haemon I
Sistema estelar: Teshaar / Estrela de Haemon
Galáxia: Via Láctea
Distância para o Sistema Solar: 80.368,6 anos-luz
Luas: 5 (anteriomente 6)
Distância média do sol: 155 milhões de km
Período de rotação própria: 25,28 h
Diâmetro equatorial: 14.100 km
Gravidade superficial: 1,07 g
Povos conhecidos (habitantes): Linguides
Capital planetária: Sharinam

Dados Gerais


O planeta mais próximo do sol do sistema tem cinco continentes: Alxon, Mostzon, Vandago, Kaybor e Liusika. A capital planetária, Sharinam, com cerca de 1,5 milhão de habitantes, também está localizada em Liusika.

História


Por volta do ano 6050 AC, o arcônida Haemon de Tereomin planejou redesenhar o sistema estelar — ao qual ele deu o seu próprio nome — de forma análoga ao sistema Árcon. Ele deu ao primeiro planeta do sistema o nome de Haemon I. Os planetas Haemon II e III deveriam ser movidos para a órbita do primeiro planeta, formando assim um planeta triplo. O maquinário e as instalações de captação solar necessários estavam localizados na pequena lua Haemon 1/6. Contudo, durante o projeto Tiga Ranton, houve confrontos com tefrodenses, que alegaram estar operando nas proximidades em nome dos senhores da galáxia. No decorrer das operações de combate, Haemon de Tereomin caiu, e tanto a sua nave Riunan quanto a tefrodense Samur, sob o comando de Kalago, caíram em Haemon I. Como a Riunan controlava os dispositivos em Haemon 1/6, as máquinas não podiam mais ser controladas após a falha da espaçonave esférica. Haemon 1/6 foi destruído pelas energias solares incontroláveis, e seus destroços colidiram com Haemon I. Isso fez com que o eixo planetário se inclinasse 29 graus, resultando em inundações e outros desastres naturais. Os náufragos sobreviventes dos arcônidas e tefrodenses sofreram mutações devido às condições ambientais e ao seu pool genético misturado. Disso, surgiram os linguides, que colonizaram o planeta e posteriormente o chamaram de Lingora. No ano 1169 NCG, um total de quinze sistemas estelares pertenciam ao reino dos linguides. Em 20 de janeiro do ano 1172 NCG, o halutense Icho Tolot descobriu um ativador celular queimado em Lingora. No ano 1279 NCG (ano 4866 DC), o Galacticum foi novamente confrontado com um ponto de ruptura, então os pacificadores iniciaram uma missão para denunciar as condições políticas na Via Láctea com uma frota itinerante e desarmada. No entanto, desta vez esse empreendimento estava fadado ao fracasso. No final de julho do ano 1289 NCG (ano 4876 DC), Lingora ficou sob o feitiço de um filósofo de Goedda. A síndrome dos rabiscos desencadeada entre seus habitantes serviu mais tarde para construir e estabilizar um cosmo incubador da Grande Mãe Goedda, que se alimentava das energias mentais das criaturas locais. No final de agosto, após a formação de uma inicialmente pequena mãe, essa e a bolha do hiperespaço foram atraídas do planeta para o buraco negro Dengejaa Uveso pelos galácticos. Em dezembro do ano 1301 NCG (ano 4888 DC), os pacificadores deixaram claro ao Ministro da Residência terrana, Julian Tifflor, durante uma curta visita, que queriam retirar-se completamente da política galáctica no futuro. Isso significava que eles não poderiam ser considerados mediadores no conflito crescente com o Gos’Tussan (Império de Cristal) arcônida. No século XVI NCG, os linguides pertenciam ao Novo Galacticum.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1500, PR1504, PR1506, PR1518, PR1549-PR1551, PR1555, PR1564, PR1568, PR1580, PR1586-PR1588, PR1590, PR1597, PR1809, PR1868, PR1870, PR2024, PR2729.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Lingora”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: