Mundo de rotação sincronizada

Tipos de planeta


O termo mundo de rotação sincronizada é uma designação para objetos cósmicos, cuja rotação própria é idêntica com a da duração orbital em torno do astro central; astrofisicamente, um caso especial de rotação limitada. Portanto, eles estão sempre voltados para o mesmo lado do seu sol (no caso de planetas) ou do seu planeta (no caso de luas). Isso leva a diferenças significativas nas condições ambientais entre os lados diurno e noturno: enquanto no lado diurno pode estar tão quente, para derreter metais e formar lagos; no lado noturno pode prevalecer a frieza do espaço cósmico. Só na zona de transição entre os lados diurno e noturno podem prevalecer condições toleráveis.

Dados Gerais


Os mundos de rotação sincronizada são objetos cósmicos comuns no cosmos. Como regra geral, quanto mais antigos os objetos, quanto mais próximo do astro central o objeto gira e quanto maior a massa do astro central, maior a probabilidade de um objeto cósmico orbitando uma estrela central, maior a probabilidade de uma rotação lateral. Dependendo da densidade da atmosfera de um mundo de rotação sincronizada, as diferenças nas condições ambientais (por exemplo, temperaturas da superfície) entre o lado diurno e o lado noturno podem variar de enormemente grande a insignificantemente pequeno, o que desempenha um papel importante para a habitabilidade. No caso de atmosferas finas, a superfície do lado noturno do mundo de rotação sincronizada irradia o calor armazenado predominantemente para o espaço - portanto, o frio do espaço pode prevalecer ali. Ao mesmo tempo, o lado diurno pode derreter devido à forte radiação de calor da estrela central, de modo que mesmo os metais ainda podem formar lagos. Para atmosferas muito finas, as condições toleráveis ​​para colonização só podem prevalecer na zona de transição entre o lado diurno e noturno. No caso de planetas com atmosferas mais densas, a largura da zona de transição habitável entre os lados diurno e noturno aumenta com a densidade da atmosfera. Isso se aplica porque as diferenças de temperatura entre o lado diurno e noturno são reduzidas pela convecção atmosférica e o aumento resultante no transporte de calor na atmosfera. Esses mundos também podem ser mundos de tempestade com velocidades de vento relativamente altas na superfície na área da zona de transição. Dependendo da intensidade da radiação de calor e da densidade/espessura da atmosfera, apenas o lado diurno ou apenas o lado noturno pode ter temperaturas toleráveis ​​que possibilitariam a colonização por seres vivos inteligentes. No caso de planetas com uma atmosfera muito densa, as diferenças de temperatura entre os lados diurno e noturno são amplamente niveladas. Em tais planetas, acima de tudo, a alta atmosfera é responsável pelo transporte de calor ao redor do globo em tempestades muito fortes a extremamente fortes. A atmosfera inferior, incluindo a superfície planetária, pode então ficar quase imóvel em atmosferas muito espessas e densas, a temperatura da superfície é quase a mesma em quase toda a superfície. Nesses casos, toda a superfície planetária de um mundo de rotação sincronizada pode ser habitável.

Mundos de rotação sincronizada conhecidos


  • Árcon A/Zhym’ranton, Arxistal, Cauto (desde abril do ano 1312 NCG a pátria dos herreachs), Eptascyn (lua do planeta Ept; local de assembleia dos juclas), Fireplace (sistema Estrela de Boscyk), Gateway, Gom, Houxel, Jaroca, Kohnla, Lua (satélite natural da Terra), Mercúrio, Morüomm, Olupp, Ônix (em julho do ano 430 NCG, uma expedição da Hansa liderada por Anson Argyris foi realizada ali), Penkett-Krisa, Pharst (em Manam-Turu), Pira Funerária, Pjotr, Prisor (estação intermediária de Perry Rhodan e Atlan em Erranternohre), Reia (lua do planeta gigante Iapetos), Sjünal, Stardust XXII, Surprise I, Vaias Kind, Vimtesch, Wardall, Xölyar (lua de Drorah), Zhym’ranton.

 

Créditos: 

Fontes


  • PR01, PR47, PR167, PR477, PR764, PR814, PR932, PR1034, PR1118, PR1355, PR2156, PR2560, PR2707.
  • Computer (edição impressa): PR764.
  • Atlan nº 708.
  • Perry Rhodan-Lexikon III.
  • Minissérie: Poeira Flamejante nº 4.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Einseitendreher”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Ciclos: A Terceira Potência | Afilia / Os Castelos Cósmicos / A Hansa Cósmica / A Armada Infinita / Os Viajantes da Rede / Tarkan / O Reino Tradom / Stardust / Stardust (minissérie). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.
Seção do Site: