Planeta de Goszul

Segundo planeta do sistema estelar do sol Tatlira ou 221-Tatlira, situado na Via Láctea. É um mundo muito semelhante à Terra. No ano de 1983, era onde estavam os estaleiros dos saltadores.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Outros nomes: Tatlira II, Gorr
Sistema estelar: Tatlira/221-Tatlira
Galáxia: Via Láctea
Distância para o Sistema Solar: 1.012 anos-luz.
Atmosfera: Oxigênio e nitrogênio
Tipo/superfície: Mundo normal parecido com a Terra com vários continentes (incluindo “Terra dos Deuses”)
Luas: Desconhecido
Gravidade superficial: Similar à da Terra
Povos conhecidos (residentes): Goszuls ou gorrenses (colonos de Árcon que regrediram na civilização)

Dados Gerais


É um mundo de oxigênio. Possui mar. Também interessante é o quarto planeta desabitado do sistema 221-Tatlira. Ele tem pelo menos 50 luas menores orbitando-o em várias órbitas. Eles se parecem com os fragmentos de um antigo planeta gêmeo ou uma grande lua. Eles não formam um anel ordenado como os escombros da antiga lua de Saturno, mas eles não circulam em torno do sol como os asteroides - eles ficam com seu planeta. Muitas dos pedaços de destroços têm apenas 1 km de diâmetro, outros têm até 50 km de espessura. Uma das maiores luas tem um diâmetro de cerca de 80 km e a gravidade é de 0,01 g. Ali, no ano de 1983, o sargento Harnahan da Terceira Potência descobriu a entidade televisiva Harno. Durante o segundo contato entre terranos e Harno, no ano 2043, esse último mantinha-se no primeiro planeta do sistema, a fim de se recarregar ali com mais energia, devido à sua proximidade com o sol. Para os humanos, no entanto, esse planeta é muito quente.

Cidades conhecidas (identificadas)

  • Saluntad e Vintina.

Instalações técnicas

Até o ano de 1983, base dos saltadores, em seguida base do Império Solar.

História


Foi colonizado pela primeira vez pelos arcônidas, que batizaram o planeta de Gorr — assim, os colonos se autodenominaram gorrenses. Devido às influências ambientais, o nível técnico da civilização declinou continuamente, de modo que os gorrenses finalmente se esqueceram das viagens espaciais. Quando o patriarca dos saltadores Goszul descobriu o planeta com a colônia de Árcon esquecida, ele decidiu dar ao planeta o seu nome e transformar os habitantes subdesenvolvidos, então chamados de goszuls, em mão de obra barata. No continente principal, chamado de Terra dos Deuses, Goszul montou uma base comercial para os saltadores. Ele deu aos goszuls que viviam na região um pequeno hipnotreinamento para que pudessem desenvolver uma nova tecnologia a vapor. Por outro lado, os saltadores contribuíram principalmente para reforçar a regressão da população local. Em dezembro do ano de 1982, uma grande assembleia dos patriarcas dos saltadores sob Etztak foi realizada ali para deliberar sobre a ação conjunta contra Perry Rhodan e a Terra. O ensejo era a relação comercial entre os terranos e os ferrônios, a qual era uma violação do monopólio comercial galáctico dos saltadores. Os mutantes John Marshall, Tako Kakuta, Tama Yokida e Kitai Ishibashi chegaram secretamente ao planeta através do pária dos saltadores Levtan e sua nave Lev XIV para espalhar desinformação e apagar as coordenadas armazenadas da Terra das naves dos saltadores. No decorrer da assembleia, no entanto, eclodiu a epidemia do esquecimento espalhada pelos mutantes de Perry Rhodan, causando amnésia nas pessoas atingidas. Como resultado, o Planeta de Goszul foi evacuado pelos saltadores — deixando os gorrenses ali — e colocado em quarentena por cinquenta anos. Uma base terrana foi instalada no planeta depois que os saltadores foram expulsos no ano de 1983. A Terceira Potência, com o consentimento dos gorrenses, construiu uma base comercial ali. Os estaleiros e fábricas que os saltadores construíram permitiram aos gorrenses ter um futuro melhor e também tornar o planeta um importante parceiro comercial. No ano 2042, ainda existiam rotas regulares de tráfego de naves da Terra para o Planeta de Goszul.

Nota: O PR-Hardcover HC-9 afirma que nenhum terrano entrou mais no planeta desde o ano de 1983. No entanto, devido à sua importância econômica para os terranos e ao fato de que as naves terranas têm, desde então, o compensador estrutural, essa afirmação certamente está errada.

As suposições estão corretas. Por um período indefinido de tempo, o Planeta de Goszul teve escritórios comerciais terranos, uma academia espacial, guarnições e institutos científicos do Império Solar. Ocasionalmente, os goszuls foram admitidos na Academia Espacial.

Nota: Essa informação vem do ano 2404. No ano 2404, o Império Solar tinha instalado uma base e uma academia espacial.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR34, PR35, PR36, PR37, PR234, PR258.
  • Volume de Prata.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Goszuls Planet”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: