Trokan (planeta)

Planeta bastante antigo, sem mares, originário de um sistema estelar do Arresum, o “outro lado” do Universo. No seu polo sul, encontra-se um arquivo das ayindis. Exatamente no início de 9 de abril do ano 1218 NCG, durante o transcurso do Projeto Adoção, Marte coberto com os cristais mortais do Abruse foi permutado por Trokan, o quarto planeta do sistema estelar Gurrain, localizado na galáxia Calldere no Arresum.

Dados Astrofísicos
Dados Valores
Sistema estelar: Gurrain, depois o Sol
Galáxia: Calldere, depois a Via Láctea
Luas: Nenhuma
Tipo: Mundo desértico
Período de rotação própria: 15h
Atmosfera: 12% de oxigênio, fina, respirável
Temperatura média diurna: 6ºC
Povo conhecido (habitantes): Herreachs
Características especiais: Planeta do Arresum

Dados Gerais


A partir da sua órbita, Trokan aparece como uma bola acinzentada verde-acinzentada. O planeta não tem lua. Apenas nuvens finas de neblina se formam no planeta sem mares e com apenas alguns cursos de água. O mundo desértico tem uma atmosfera fina e respirável e uma temperatura média superficial de 6°C. As cordilheiras planas alternam-se com estepes largas e com pouca vegetação. Somente a região equatorial é mais fértil. As plantas bloom e thunam são cultivadas ali. 

História


No ano 1217 NCG, fragmentos de cristais do Abruse se materializaram no Sistema Solar a partir do Arresum e tomaram conta do planeta Marte. A população do planeta pôde ser evacuada no último instante. Para evitar que a radiação mortal do Abruse se espalhasse pelo Sistema Solar, as ayindis transferiram Marte para o Arresum no ano 1218 NCG e, em seu lugar, colocaram o planeta-arquivo Trokan, cuja velocidade de rotação foi ajustada para a de Marte. Trokan é um mundo muito antigo. Um arquivo das ayindis foi localizado no polo sul. Por causa dos efeitos de estranheza causados ​​pela transferência, inicialmente o planeta estava inacessível. Depois que Kummerog, preso na Ponte Para o Infinito, jogou a máquina do tempo dos Baolin-Nda através do domo-cogumelo em Trokan, onde perfurou a superfície, Trokan foi envolvido em um campo com tempo acelerado. Durante o efeito de tempo acelerado, o povo dos herreachs emergiu a partir da informação genética da mão decepada de Kummerog. Depois que o campo de tempo acelerado entrou em colapso, descobriu-se que a estranheza havia diminuído. Devido à penetração atual mais forte da gravidade e da radiação solar, terremotos e tornados ocorreram em Trokan. Outro problema era que os herreachs estavam biologicamente acostumados à semiescuridão do campo do tempo e não às mudanças do dia e da noite. Quando Perry Rhodan entrou no “templo da broca”, o pilar da Ponte Para o Infinito foi aberto e o domo-cogumelo se materializou enquanto o templo desmoronava em pó.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR1800, PR1801, PR1802, PR1803, PR1804.
  • Fanzines: Informativo Perry Rhodan 34; Nathan 09 (PRFCB).
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Trokan”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan Sternenatlas der Milchstrasse (www.pr-sternenatlas.de/karten.htm). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2019.
Seção do Site: 
Glossarios Veiculados: