Aktakul
Arcônida colonial, morto em 29 de dezembro do ano 1425 NCG, no planeta Urengoll. No século XIV NCG, ele foi o ka’marentis (primeiro-cientista) do Império de Cristal.
Aparência
Com apenas 1,65 m de altura, tinha uma figura atarracada, quase quadrática, com um peito marcante, força física considerável, nariz adunco e pronunciado, sobrancelhas espessas e brancas como a neve; fora isso, não tinha pelos e possuía olhos vermelhos e penetrantes. Desde a sua época como segundo-cientista do Império de Cristal, ele portava o símbolo da organização subversiva Sentenza, uma ave de rapina do tamanho de um polegar, tatuado na cor azul-luminescente, no lado direito de sua têmpora.
Características
Teve uma amizade muito próxima com Gaumarol da Bostich, apesar de suas posições diferentes. Eles cresceram juntos no planeta Bak Jimbany, onde o pai de Aktakul era thantan na escolta de Bostich, e a sua mãe, camareira. Eles se entendiam sem muitas palavras; o fato de Aktakul ter salvado a vida de seu amigo fortaleceu ainda mais a amizade. Para esquecer a sua origem de arcônida colonial, Aktakul se tornou mais arcônida em sua atitude e mentalidade do que muitos arcônidas. O seu interesse era exclusivamente pela ciência; porém, a sua ascendência atrapalhou a sua carreira.
História
Aktakul nasceu em 2 de outubro do ano 1212 NCG, no planeta Thargdhon, situado no aglomerado estelar globular Cerkol (M-92). A sua família serviu o khasurn Bostich por gerações. No ano 1228 NCG, Aktakul iniciou seus estudos na área de hiperfísica no planeta Árcon II. Trabalhou como assistente nos departamentos de pesquisa do estaleiro Orbanaschol. Os contratos de mordaça transformaram automaticamente as suas invenções em patentes do Orbanaschol. Somente no ano 1230 NCG, ele se reencontrou com Bostich. Ele garantiu que Aktakul pudesse fazer o exame da Ark Summia no planeta Largamenia com ele. No ano 1233 NCG, o sentido extra de Aktakul foi ativado após completar com sucesso a Ark Summia. Apesar da ativação, Aktakul continuou a ser discriminado por outros arcônidas devido às suas origens de arcônida colonial e não nobre.
Como Aktakul da Ertrus
Em novembro do ano 1303 NCG, Bostich I cumpriu um antigo juramento a Aktakul. Ele o elevou à mais alta posição da nobreza, a de um ta-moas: seu novo nome era Aktakul da Ertrus. Foi nessa época que Aktakul ficou sob o feitiço da entidade Morkhero Fonte das Almas. Depois que Perry Rhodan derrotou a entidade Fonte das Almas, Aktakul também foi libertado da influência dessa superinteligência negativa.
Como Aktakul da Urengoll
Desse momento em diante, Aktakul recebeu o planeta Urengoll, localizado no sistema Árcon, como um novo feudo e então foi chamado de Aktakul da Urengoll. Até então, esse planeta lhe serviu como mundo de pesquisa. Em abril do ano 1312 NCG, Aktakul descobriu uma fonte do tempo no planeta Hayok que havia sido reativada. Antes da sua morte, Aktakul transmitiu ao seu jovem protegido Tormanac da Hozarius o seu conhecimento sobre os conspiradores contra Bostich, que se acreditava estarem ligados ao grupo de interesse ultraconservador Ark’Tussan. Ele também deu a Tormanac a honra de assumir a condução do protocolo de seu funeral energético.
Fontes
- PR2038, PR2039, PR2050, PR2089, PR2097, PR2098, PR2115, PR2162, PR2239, PR2317, PR2340, PR2391, PR2515, PR2654.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Aktakul da Urengoll”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.