Sol-Town
Local citadino de Gaia, o planeta central do Novo Império Einsteiniano (NIE), era a capital da Nova Humanidade, desde o ano 3500 até o ano 3585. Também era denominada de cidade das pontes luminosas, por causa de suas numerosas ruas de alta energia.
Dados Gerais
Sol-Town tinha todas as características de uma cidade planejada, que oferecia ótimas condições para seus habitantes. Sol-Town era uma cidade moderna do século XXXVI, construída de acordo com os mais recentes conhecimentos de ética e uso do espaço. Ela não cresceu naturalmente, mas foi projetada na prancheta. Mas estava completamente alinhada com as necessidades dos moradores e concebida com imaginação. A cidade era composta de três anéis. No centro erguiam-se os prédios reservados exclusivamente para uso por administrações das grandes empresas comerciais e industriais, bancos e seguradoras, bem como por agências e departamentos governamentais. O núcleo estava dimensionado de modo que, no ano 3580, foi utilizado apenas 15% do espaço disponível. No segundo anel, um largo cinturão verde separava o núcleo da cidade das zonas de comércio e lazer, seguido por extensas áreas verdes e jardins. Nesse anel, no ano 3580, encontrava-se, entre outras coisas, os bares-transmissor, mas também o Centro de Pesquisa dos Mucis, um edifício hexagonal; tinham seu lugar ali. No terceiro anel ficavam as ilhas residenciais bem espaçadas, entre as quais pululavam conjuntos esportivos. Somente casas com pequenos jardins podiam ser encontradas nesse anel. Os prédios residenciais e comerciais, conjuntos esportivos e centros de lazer eram obras criadas pelos arquitetos mais fantásticos e geniais de Gaia. Além dos elementos clássicos de construção, como escadas e elevadores, também são utilizados os chamados planadores antigravitacionais. As rotas de tráfego são todas subterrâneas. Existem linhas de trem tubular para o tráfego dentro da cidade, que são conectadas a linhas expressas para o tráfego continental e intercontinental. O objetivo do planejamento de tráfego é manter a cidade livre para atividades de lazer. No ano 3581, Gaiatel era a maior emissora de televisão da cidade.
População
Em outras áreas de Gaia, havia um preconceito sobre os habitantes de Sol-Town de que eles sempre prometiam mais do que podiam sustentar. No ano 3582, viviam em Sol-Town cerca de dois milhões de seres humanos.
História
No ano 3560, o vhratoísmo, que se espalhou entre os vincraneses, mas cada vez mais também entre outros povos da Via Láctea, levou à inauguração do Galacteon de Vhrato de Sol-Town. Ali, na clínica parapsi, foram realizadas pesquisas sobre o uso de partículas tryzomas em humanos. No ano 3587, a cidade foi relativamente despovoada depois que a maioria dos gaianos se mudou para Terra. Ao invés disso, vincraneses e outros habitantes do Punho de Provcon se mudaram para a cidade, mas estavam longe de poderem ocupar todas as instalações, casas e apartamentos. Em 10 de março do ano 3587, Hotrenor-Taak abriu uma exposição de arte. De fato, ele agiu em nome de Boyt Margor, que usou as psicopeças encontradas para tornar a população dependente dele em larga escala. O plano deu certo, os habitantes de Gaia entraram na exposição em grande número e Margor conseguiu tomar o poder do planeta em muito pouco tempo.
Fontes
- PR706, PR720, PR724, PR752, PR765, PR842, PR843, PR853, PR924, PR925.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Sol-Town”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.