Dolan
Tipo de espaçonave extraterrestre que era utilizada pelos condicionados em segundo grau ou vigilantes de vibrações.
Descrição
Era um ser vivo artificial semi-inteligente. O ser da retorta, quando acordado, era esférico e tinha cerca de 100 m de diâmetro. Era uma concentração artificial de tecidos, formada pelo mesmo material celular do corpo de um vigilante. A inteligência de um dolan era bastante reduzida e manifestava-se exclusivamente na forma de emoções primárias. A submissão servil, aliada a uma certa estupidez, formava a principal característica do dolan. O dolan era produzido para obedecer somente ao seu dono e destruiria imediatamente qualquer outro vigilante que se atrevesse a chegar perto dele ou dar-lhe ordens. Cada dolan abrigava sete executores, que formavam o chamado simpósio. Cada um dos sete executores tinha uma tarefa bem definida a cumprir no interior do dolan.
História
Os terranos entraram em contato com essa técnica pela primeira vez nos anos 2436 e 2437, durante os confrontos com os condicionados em segundo grau. Quando os dolans atacaram o Sistema Solar no ano 2437, os planetas solares foram devastados. Quase um terço da população da Terra foi morta. Esse golpe enfraqueceu maciçamente o Império Solar, o que mais tarde levou ao desligamento de várias confederações independentes e grupos de interesse. Com a ajuda da frota dos halutenses, os ataques foram repelidos e a maioria dos dolans foi exterminada. Um dolan, que não esteve envolvido na batalha no Sistema Solar, foi descoberto por Atlan no planeta Lepso gravemente danificado no ano 3102. Não havia nenhum condicionado em segundo grau a bordo, os executores estavam mortos. A maioria dos dispostivos tinha sido arrancada do material vivente da nave com força brutal e vendida. O dolan acabou morrendo por causa desses ferimentos. De seu supervisor, o dr. Frehma, ele havia recebido o nome de Odysseus. No ano 428 NCG, o Elemento da Máscara na Grande Nuvem de Magalhães posou como um vigilante de vibrações. Para tornar sua aparência ainda mais real, os dolans foram criados para o elemento do Elemento da Tecnologia. Eles foram temporariamente estacionados no planeta Maskenball. O que aconteceu com esses dolans é desconhecido. No ano 1347 NCG, um dolan morto foi erguido como um memorial na cidade de Munique. Um dolan vivo com o nome próprio Jason foi pesquisado no mundo de pesquisa secreto Mundo de Ockham da LTL no ano 1514 NCG, financiado pela fortuna privada de Perry Rhodan. O halutense Troven Lanc o descobriu na órbita de um sol sem nome no halo galáctico, abandonado por seu piloto. Cinco dos sete executores já estavam mortos. No início de novembro do ano 1551 NCG, Jason foi embarcado no cargueiro ferrônio Neèfor e fez a viagem para a galáxia Canis-Major. Ainda mais tarde, o baardhomense Opiter Quint fez algumas viagens com o dolan.
- Capa da edição alemã: Copyright © VPM – Pabel Moewig Verlag KG, Alemanha.
Fontes
- PR322, PR323, PR325, PR335, PR350, PR365, PR398, PR1211, PR2459, PR2724, PR2795, PR2925, PR2958, PR3112.
- Lepso nº 1.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Dolan”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Informações extraídas em parte do site Perry Rhodan und Atlan Materiequelle (www.pr-materiequelle.de). Informações extraídas em parte do site Crest-Datei (www.crest-datei.de). Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.