Shonaar
Cidade situada na Terra, bem como o nome de uma montanha artificialmente criada.
A cidade
A Shonaar propriamente dita é um pequeno povoado calmo e tranquilo, localizado a aproximadamente quatrocentos e cinquenta quilômetros ao sudoeste de Terrânia, que consiste basicamente de edifícios em cúpula. A “Fonte”, uma biblioteca situada nos arredores da cidade, fica em um dos poucos edifícios retangulares. No ano 424 NCG, principalmente astronautas ou ex-astronautas moravam com suas famílias em Shonaar. Apenas as crianças iam brincar nas montanhas de veraneio. A administração da cidade tinha sete planadores disponíveis para todos os tipos de missões.
As montanhas de veraneio
As montanhas de veraneio de mesmo nome, artificialmente criadas com a ajuda de projetores, radiadores e um exército de robôs, são consideradas uma das mais belas paisagens de aventura da nova era. Pontos de referência conhecidos nominalmente são a cabana de veraneio Tronco da Cruz e o canal Dallas. No imenso parque, há uma área de verão com lagos quentes para banhos, prados verdejantes e colinas arborizadas, assim como uma área de inverno com vias de gelo e tobogã, pistas e cabanas de esqui. As áreas se fundem abruptamente. Inúmeras trilhas de veraneio percorrem o parque. No ano 424 NCG, quatro funcionários trabalhavam na administração do parque central: Brude Deerno (líder do grupo), Fars Quinton (piloto de planador), Rarg Tomen (especialista em combate a incêndios), Reinhild Wernig. A administração do parque possuía um planador para voos regulares de vigilância e uma enorme instalação de combate a incêndios capaz de voar. Os robôs são usados para cuidar do parque.
História
O parque de aventuras fora criado no ano 30 NCG. No começo, enquanto a instalação era nova, as montanhas de veraneio de Shonaar recebiam centenas de milhares de visitantes. Mas, ao longo dos anos, cada vez menos pessoas iam até ali, de modo que o parque acabou se tornando a área preferida dos hóspedes que buscavam a solidão. No ano 424 NCG, Lars Ruetger era o prefeito em exercício da cidade de Shonaar. Na primeira quinzena de outubro do mesmo ano, Quiupu realizou secretamente um experimento com vírus nas montanhas de veraneio. Ele conseguiu combinar alguns vírus, mas esses desenvolveram uma vida perigosa por conta própria. Eles absorveram toda a matéria orgânica e começaram a proliferar. Surgiu uma criatura disforme e do tamanho de uma casa que matou animais, desfolhou árvores e destruiu uma máquina de poda. Quando Quiupu percebeu que não podia controlar o ser, correu, confuso e em pânico, para a cidade de Shonaar, onde pediu ajuda a Margo Ogden e Terrel Kadek. Enquanto isso, a criatura de Quiupu absorveu o pintor Schurt Gerlach. Quando os relatórios correspondentes foram recebidos por Ruetger, ele participou pessoalmente de uma operação de resgate para quatro pessoas que estavam em perigo. A ação se transformou em um desastre. A criatura matou várias pessoas, incluindo Ruetger. O prefeito foi absorvido pela criatura semelhante à uma água-viva. Essa só pôde ser contida pela intervenção de planadores blindados da Hansa Cósmica. O ser foi completamente destruído sob o fogo dos canhões de impulsos e desintegradores pesados. Reginald Bell teve uma ideia do desastre no local. O parque foi declarado área restrita por alguns dias. Nas semanas seguintes, aproximadamente cem pessoas dos postos da Hansa de Arxisto, Tolpex, Dawoque-2, Warphem e Serphine-4, que tiveram que ser evacuadas por causa de ataques através de chaveadores temporais, foram acomodadas em Shonaar. Em 5 de janeiro do ano 425 NCG, a garota misteriosa Srimavo foi encontrada próximo ao assentamento. Nessa época, Brude Deerno era o prefeito em exercício.
Fontes
- PR1020, PR1035.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Shonaar”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2024.