Doynschto
Yaanztronense, também conhecido como “o Gentil”. No ano 3457, ele é um cientista, o melhor e mais famoso de todos os paratransplantadores de cérebros no planeta Yaanzar, situado na galáxia Naupaum.
Descrição Física
Tem cerca de 1,70 m de altura e uma constituição física delicada. Devido à sua idade avançada, os pelos do seu corpo, normalmente coberto por finos pelos verde-musgo, se tornaram verde-dourado em alguns lugares. Como todos os yaanztronenses, Doynschto tem duas orelhas de morcego pontudas, com tufos finos de pelos nas pontas. Seu rosto é dominado por dois grandes olhos alternadamente avermelhados ou dourados. O nariz é preto e largo.
Características Psicológicas
No ano 3457, Doynschto é um luminar no campo do transplante cerebral. Nessa época, ele tem oitocentos e trinta e dois anos (calculados conforme os anos da Terra).
História
Tem a sua própria clínica de transplante na cidade de Nopaloor, localizada no planeta Yaanzar. Ele é um dos cem yaanztronenses que obtêm extratos de dados do mercado de cérebros todos os dias. Há anos, ele procura algo especial, o cérebro de um ceynach. Ele suspeita de que exista um mercado ilegal de cérebros que contorna a vigilância do CSO. Nessa época, o cérebro de Perry Rhodan havia sido desviado para Yaanzar durante a chamada odisseia cerebral. Então Doynschto descobriu que um cérebro no mercado de cérebros tinha falado com os outros cérebros sobre energia de tempo-zero. O yaanztronense entrou em contato com o Anatomista Vermelho. Doynschto ficou interessado em comprar o cérebro. Então ele foi ao mercado na cidade de Nopaloor, comprou o cérebro e o levou para a sua clínica no extremo sul da cidade. Depois de algum tempo na clínica, Doynschto revelou ao cérebro — que não era outro senão o de Perry Rhodan, removido à força do seu corpo pelo procedimento de TSP — que queria implantá-lo no corpo de um bordin chamado Tecto. Algum tempo depois, Rhodan-Tecto conseguiu enganar Spercamon, o assistente de Doynschto, e fugiu do recinto da clínica para Nopaloor. Doynschto decidiu iniciar a busca pelo fugitivo Rhodan-Tecto, pois não queria perder o valioso cérebro ceynach. Seu amigo Vermoyn, agindo em nome do CSO, começou a pressioná-lo para que cooperasse, o que “o Gentil” finalmente o fez. Rhodan-Tecto foi forçado a se entregar às autoridades yaanztronenses. Essas o devolveram a Doynschto, que então soube a verdadeira história de sofrimento de Rhodan. Doynschto ofereceu hospitalidade ao terrano e prometeu-lhe ajuda. Rhodan pediu a Doynschto que lhe desse um corpo yaanztronense. “O Gentil” se recusou a fazê-lo, no entanto, permitiu que o ceynach contatasse seu corpo original na Via Láctea com uma ponte de tempo-zero paraexótica criada por um dispositivo facilitador de transplante cerebral. Por alguns minutos, o ceynach conseguiu dominar o cérebro de Andro-Rhodan e impedir a destruição do mundo dos baalols, Trek-Mano IV. Somente com a intervenção de Anti-Aquilo a conexão com seu corpo foi quebrada. Doynschto recebeu uma visita de Vrotesch, que queria comprar um cérebro ceynach específico, o de Danro, de Moolk (como Perry Rhodan designou a Via Láctea). Após essa solicitação ilegal, Doynschto mandou Vrotesch embora. O Tschatro deixou Vrotesch livre, em cuja cabeça o cérebro do caçador de ceynach, Torytrae, havia sido transplantado. O caçador pesquisou coisas novas sobre Rhodan em Drycnasch. Então Torytrae tentou localizar o Anatomista Vermelho. Depois de alcançar seu vice, ele se encontrou com Doynschto novamente e foi interrogado. Ele conseguiu enganar Doynschto, mas a situação continuou a piorar, de modo que Torytrae e Doynschto tiveram que fugir.
Fontes
- PR623, PR624, PR625, PR628, PR629, PR632, PR633, PR639, PR647, PR648.
- Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
- Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Doynschto”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2. Direitos das traduções: SSPG Editora, 2023.