1º Ciclo: A Terceira Potência

Edição Alemã
Série
Número do Ciclo
1
Título Original

Die dritte Macht

Grande Ciclo
Episódio Inicial
1
Episódio Final
49
Quantidade de Episódios
49
Publicação na Alemanha
1961–1962
Época da Narrativa
1971–1984
Duração da Narrativa (Anos)
14
Salto Temporal Inicial (Anos)
0
Edição Brasileira
Título

A Terceira Potência

Publicação no Brasil
1966, 1975 a 1977
Editora

A primeira viagem tripulada à Lua, comandada por Perry Rhodan, encontra uma nave avariada dos arcônidas. Com a ajuda de sua tecnologia superior, Rhodan unifica a Humanidade, defende a Terra de invasões alienígenas e começa o avanço para a Via Láctea. Com isso, ele toma conhecimento da existência de outros povos, como os tópsidas, os saltadores e os aras. O superser Aquilo concede aos mais importantes terranos a imortalidade relativa.


Resumo: 

Em junho de 1971, o foguete Stardust parte da Terra levando a primeira missão tripulada à Lua. No comando está o major Perry Rhodan, acompanhado por mais três astronautas. Entre eles encontra-se o melhor amigo de Rhodan, Reginald Bell. Após o pouso, os tripulantes descobrem uma espaçonave de pesquisa científica de uma raça extraterrestre humanoide que se autodenomina arcônidas. Esses seres estão passando por grandes dificuldades, pois sua nave fez um pouso de emergência e sua raça encontra-se em estado de decadência biológica. Rhodan faz contato com os alienígenas e celebra com eles um pacto: em troca da cura para a doença do seu cientista-chefe, chamado Crest, os arcônidas o ajudariam a evitar uma guerra mundial na Terra.

Apesar da oposição de Thora, a orgulhosa comandante da nave arcônida, os astronautas retornam à Terra com Crest. Entretanto, Rhodan resolve pousar no deserto de Gobi, na Ásia central, e montar ali uma base neutra protegida pelos recursos técnicos dos arcônidas. Dessa forma, ele evita ter que entregar o avançadíssimo poder da tecnologia arcônida para apenas uma potência do planeta. Entretanto, essa atitude acaba gerando uma crise mundial e quase leva o mundo a uma guerra atômica — que só é evitada graças à tecnologia arcônida. Após esse fato, Rhodan proclama o estabelecimento da Terceira Potência — uma força neutra fiel a toda a Humanidade.

Em pouco tempo, Rhodan obtém um número crescente de aliados — entre eles, um grupo de pessoas com dons parapsíquicos, tais como telepatia, teleportação, telecinésia e outros. Esse grupo, chamado Exército de Mutantes, acaba se tornando um fator importante em seus planos devido às suas poderosas capacidades.

No ano de 1972, pela primeira vez um poder hostil descobre a Terra: os deformadores individuais (DIs), que devem seu nome ao fato de serem capazes de tomar o controle do espírito e das ações de outros seres inteligentes. O ataque dos DIs só é repelido com a ajuda do Exército de Mutantes. Em meio a esses eventos, os terranos descobrem uma antiga base arcônida em Vênus. Essa estação, que é controlada por um cérebro positrônico, tem mais de dez mil anos de idade.

Três anos depois, os terranos têm sua atenção despertada para o sistema Vega, onde surge subitamente uma grande frota espacial. Rhodan ajuda os habitantes locais, os ferrônios, a rechaçar uma invasão da raça dos tópsidas que na verdade seria dirigida contra a Terra. Durante as ações em Vega, Rhodan descobre a primeira pista da Charada Galáctica e parte em busca do guardião da imortalidade, por quem o arcônida Crest já havia procurado em vão tempos atrás. Durante essa busca, os terranos encontram Gucky, um ser com aparência de rato e castor do planeta Vagabundo dotado de diversas capacidades parapsíquicas. Com o passar do tempo, Gucky viria a tornar-se um dos mais fiéis amigos da Humanidade.

As pistas da Charada Galáctica levam Rhodan a um mundo criado artificialmente, chamado Peregrino. Ali os terranos encontram Aquilo — um ser misterioso, puramente mental e com milhões de anos de existência. Aquilo seleciona Rhodan e alguns de seus companheiros para receber a imortalidade relativa. Por meio de um processo de renovação celular, o seu envelhecimento natural é suspenso por um período de 62 anos. Após esse período, outra renovação celular seria necessária, ou então a pessoa logo morreria.

Nos anos seguintes, Perry Rhodan e seus companheiros conseguem enfim unir a Humanidade e estabelecer um governo mundial. Em seguida, eles rechaçam uma nova ameaça à Terra feita pelos saltadores, uma raça de mercadores descendentes dos arcônidas que vê na Terra um entrave ao seu monopólio do comércio galáctico.

Em 1984, Perry Rhodan empreende finalmente sua primeira viagem a Árcon, o lar dos arcônidas e o centro do Grande Império galáctico. Entretanto, o regresso para casa de Thora e Crest acaba sendo frustrante, já que há alguns anos o último imperador dos arcônidas foi substituído por um computador regente. Durante os últimos séculos, os arcônidas haviam degenerado e enfraquecido, e não eram mais capazes de controlar seu poderoso império interestelar por si próprios.

No decurso de suas ações em Árcon, Rhodan depara-se com os aras, os médicos galácticos. Esses seres, que espalham epidemias entre outros povos e depois exigem preços exorbitantes pelos antídotos, acabam sendo desmascarados por Rhodan. Devido à interferência de Perry Rhodan em seus negócios, os aras e saltadores unem-se para planejar um grande ataque à Terra. Porém, no último instante, os mutantes conseguem manipular os dados do único computador dos saltadores que tinha os registros da posição galáctica da Terra. Dessa maneira, a frota dos aras e saltadores toma o terceiro planeta do sol Betelgeuse pela Terra e, após destruírem-no, todos pensam que a Terra e Perry Rhodan estão eliminados. Mas na verdade a Humanidade acaba ganhando tempo suficiente para poder evoluir e tornar-se uma grande potência galáctica.

Ciclos Imediatos
Próximo Ciclo: 

Créditos: 

Capa da edição alemã: (c) Pabel Moewig Verlag KG.

Capa da edição brasileira: (c) Editora Tecnoprint Ltda.

Sinopse básica e resumo do ciclo obtidos da edição brasileira da SSPG Editora. Publicado com autorização expressa da SSPG Editora.