Bioplast

Saúde e Nutrição. Tipo de material produzido sinteticamente, que não é distinguível de tecido vivo e é usado para as mais variadas finalidades, por causa de sua compatibilidade com a pele humana. É a forma curta para biomolplast.

Dados Gerais


Trata-se de um plasma altamente sensível, cultivado num nutriente artificial, que desempenha as mesmas funções da pele humana. Dessa forma, consegue-se uma simbiose altamente proveitosa desse material com o corpo sobre o qual será implantado. Ele é arbitrariamente moldável e tem a propriedade de se combinar com o tecido vivo, isto é, de crescer junto com esse. Devido às suas propriedades, o bioplast não pode ser removido mecanicamente após o uso; contudo, através de uma irradiação especial, ele pode ser dissolvido novamente do tecido do corpo.

Propósitos de uso


Na medicina

O bioplast é usado desde os anos 30 do século XXV, principalmente para o fechamento primário de feridas após queimaduras e lacerações. O material pode ser facilmente aplicado na forma de emplastros, ligaduras ou sprays, e até mesmo suaviza facilmente os defeitos do tecido mole de grandes áreas sem problema. As perdas de órgãos e membros não podem ser compensadas com bioplast.

Na fabricação de biomáscaras

Esse material perfeito também é adequado para máscaras e, por isso, frequentemente é usado para esse fim. Assim, além da medicina, também é usado na fabricação de máscaras aparentemente vivas, as chamadas biomáscaras ou máscaras de bioplast.


 

Créditos: 

Fontes


  • PR96, PR227, PR238, PR284, PR704, PR1071.
  • Seção Glossário da edição digital da SSPG: volumes especificados no campo Glossários Veiculados.
  • Internet: Informações extraídas em parte do site Perrypedia (www.perrypedia.proc.org). This article uses material from the Perrypedia article “Biomolplast”, which is released under the GNU Free Documentation License 1.2.
Seção do Site: 
Verbete Principal: